Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / História

28 Setembro 2018 | Roberto Sadovski

Fãs de cinema centenário londrino buscam impedir sua venda para a Rede Curzon

Entusiastas do Phoenix Cinema temem que a aquisição por uma cadeia exibidora prejudique seu espírito independente

Compartilhe:

Sala do cinema Phoenix (Foto: Basil Jradeh)

O que seria uma operação financeira normal no negócio do cinema tornou-se uma batalha pelo “coração” de um verdadeiro símbolo do cinema independente britânico. A rede de exibição e distribuição inglesa Curzon anunciou duas semanas atrás que estaria assumindo a operação do Phoenix, que abriu suas portas há mais de 100 anos e continua operando até hoje sua única sala em East Finchley, área ao norte de Londres.

Publicidade fechar X

Foi o que bastou para um grupo entusiasmado de frequentadores lançarem uma campanha batizada Save the Phoenix (ou “Salve o Phoenix”), com o intuito de reverter o negócio, que eles acreditam colocar em risco sua identidade e sua atmosfera independente. O prédio foi erguido no começo do século 20 com o propósito de abrigar um cinema, sendo inaugurado em 1912, mantendo seu caráter de centro da cultura local.

O cinema hoje é mantido por um grupo de administradores independentes, que enxergaram no negócio com a Curzon a melhor maneira de garantir sua sobrevivência. Embora a rede de cinemas, que hoje possui sete cinemas na capital inglesa, deva assumir o marketing e a programação da sala, os administradores do Phoenix planejam manter os eventos já estabelecidos no Phoenix, como o Festival de Filmes Judaicos, as sessões para mães e bebês e o clube de filmes infantis.

A Curzon promete renovar os assentos e o bar do prédio, mas garante que vai preservar suas características, inclusive a de exibir somente filmes de arte e independentes, sem competir com os lançamentos de grande circuito. “Estamos muito felizes com a oportunidade de assumir a responsabilidade de um cinema tão icônico”, disse o presidente da Curzon, Philip Knatchbull. “E faremos o possível para garantir que o Curzon Phoenix East Finchley continue sendo o foco principal de filme para a comunidade local.”

Compartilhe:

  • 0 medalha