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04 Outubro 2018 | Thais Lemos

Ferramenta permite analisar o comportamento dos fãs em relação aos filmes

Dados do portal AdoroCinema revelam informações importantes para o mercado

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(Foto: Expocine)

Na manhã de hoje (4), Pedro Possani, diretor do TR4K e Antoine Clauzel, diretor da Webedia Movies e AdoroCinema se reuniram na Expocine18 para falar sobre como os dados digitais podem proporcionar uma inteligência para o mercado.



Juntos, eles criaram a tecnologia chamada Termômetro de Lançamento, que surgiu da dúvida sobre a relação entre o consumo de conteúdo e as bilheterias, e serve para compreender e antecipar as tendências de comportamento dos moviegoers. A primeira análise foi feita sobre os dados de Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas (Sony) dentro do portal AdoroCinema.

O cenário do filme era de uma franquia de sucesso, e que tinha muita expectativa para seu lançamento - que seria realizado fora da época de Halloween, diferente dos outros dois longas anteriores. A necessidade era de causar uma boa impressão no público infantil, que possui forte competição. “O desafio era monitorar de perto as escolhas de comunicação e os impactos das ações pré e pós-lançamento”, disse Clauzel.

Duas metodologias foram adotadas. A primeira foi uma abordagem passiva, utilizando o big data, onde era possível olhar para os dados por inteiro, sem analisá-los. A segunda foi realizar experimentos controlados, por meio de uma abordagem ativa, olhando individualmente e entendendo o comportamento dos usuários. “Percebemos que os dados do AdoroCinema poderiam relevar informações valiosas para o mercado”, afirmou Possani.

Com os resultados do big data, foi possível analisar que na semana da estreia havia um pico de acesso ao conteúdo relacionado ao filme, muito maior do que momentos antes e depois do lançamento.

Passado esse momento, os experimentos controlados permitiram entender o comportamento do fã, observando o que ele queria e o que consumia. As pesquisas são totalmente personalizadas com as necessidades de cada distribuidora. Com o resultado, foi possível olhar separadamente para os subgrupos, dividindo por idades, regiões, entre outros.

Pedro disse que, a priore, o recorte pode ser feito de acordo com o que o cada cliente deseja. “O meio digital permite essa flexibilidade, de gerar dados personalizados para cada necessidade”, completou.

Confira a cobertura completa no Portal Exibidor

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