Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

18 Outubro 2018 | Thais Lemos

42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo exibe mais de 300 títulos

Filmes nacionais tem destaque durante o festival

Compartilhe:

(Foto: Mario Miranda Filho/ agenciafoto.com.br)

Começa hoje (18) a 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, festival que até o dia 31 de outubro exibirá mais de 336 títulos em diversos endereços pela cidade, desde cinemas, até projeções ao ar livre. Essa seleção apresenta um apanhado do cinema contemporâneo mundial, tendências, temáticas, narrativas e estéticas. Desde 2017, o evento conta com apresentações de filmes de realidade virtual.

Publicidade fechar X

O evento conta com estreia de Operação Overlord (Paramount), no próximo dia 25. A exibição acontecerá antes mesmo da estreia do longa nos Estados Unidos. O filme chega ao circuito comercial dia 8 de novembro. Com produção de J.J. Abrams e direção de Julius Ayery, a história mostra um grupo de paraquedistas americanos que, durante uma missão na Segunda Guerra Mundial, descobre um inimigo pior do que imaginava.

Comemoração

No dia 30 de outubro Central do Brasil, dirigido por Walter Salles, terá uma exibição em cópia restaurada em 4k, para comemorar os 20 anos deste clássico nacional. A apresentação contará com a presença do diretor, da atriz Fernanda Montenegro e do ator Vinícius de Oliveira. O longa foi restaurado com o apoio do CNC, o Centro Nacional de Cinematografia francês, e da coprodutora francesa MACT.  Pela VideoFilmes, o trabalho foi coordenado por Maria Carlota Bruno, diretora da produtora. O restauro e a marcação de luz da primeira cópia do filme em 4K  foram realizadas no laboratório francês Éclair, e supervisionados pessoalmente por Walter Salles.

Nacionais

A ficção Deslembro (ainda sem distribuidora confirmada), dirigido por Flavia Castro, fará parte da Competição Novos Diretores da Mostra. O filme teve sua première mundial na seleção oficial do 75º Festival Internacional de Cinema de Veneza, na Mostra Horizontes e ganhou o Prêmio da Crítica no Festival de Biarritz na França. A história retrata a vida Joana, uma adolescente que mora em Paris com a família, quando a anistia é decretada no Brasil. A jovem tem que voltar para seu país de origem e se depara com uma realidade que lhe causa desconforto.

A coprodução Brasil-Argentina Sueño Florianópolis (Vitrine), escrito e dirigido pela argentina Ana Katz, terá sua estreia nacional na Mostra, com a presença da atriz Mercedes Morán. O filme conquistou três prêmios no Karlovy Vary International Film Festival, e foi exibido nos festivais de Toronto e San Sebastián. Sueño Florianópolis chega dia 15 de novembro no circuito comercial. O longa se passa em 1990 e conta a história de uma família que viaja da Argentina para o Brasil em busca da reconexão entre si.

Além disso, três filmes da distribuidora O2 Play fazem parte da programação da Mostra. Socrates, que foi produzido por jovens da baixada santista (SP) entre 16 e 20 capacitados pelo projeto Oficinas Querô e filmado com um orçamento inferior a 80 mil reais, participa da Competição de Novos Diretores. O filme venceu o Woodstock Film Festival Ultra Indie Award 2018 e participou de festivais em Los Angeles e Montreal. A história relata a trajetória de um jovem de 15 anos, negro e homossexual, que mora na periferia da Baixada Santista, e que enfrenta desafios após a morte de sua mãe.

Outro filme da distribuidora que está concorrendo na mesma categoria é Meio Irmão, que marca a estreia de Eliane Coster como diretora em longas-metragens. O filme mostra quando a mãe de Sandra, de 16 anos, desaparece. A jovem pede ajuda de Jorge, seu meio irmão de 20 anos e, juntos, terão que enfrentar seus medos.

O Barco, que está na programação do evento na Perspectiva Internacional, conta a história de Esmerina, uma mulher que tem 26 filhos e mora numa vila de pescadores. Um barco e uma mulher chegam ao local e o destino da vila é alterado.

Além disso, a Mostra também conta com a exibição de Intimidade Entre Estranhos, da Galeria Distribuidora. A história mostra a mudança de Maria (Rafaela Mandelli) para o Rio, para ficar próxima de seu marido, Pedro (Milhem Cortaz), que atua em uma série para a TV. Maria se sente solitária na nova cidade e Horácio (Gabriel Contente), síndico do prédio, passa a observá-la. O filme chega aos cinemas dia 13 de dezembro.

A Elo Company apresentará três documentários: Torre das Donzelas de Susanna Lira, FILME PAISAGEM, um olhar sobre Roberto Burle Marx de João Vargas Penna e Cravos de Marco del Fiol.

“Nós estamos muito felizes em termos três filmes incríveis na Mostra esse ano. Temos investido em projetos com grande potencial artístico e internacional e esse é um dos resultados”, ressalta Sabrina Nudeliman, CEO da Elo Company

Compartilhe:

  • 0 medalha