Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Cerimônia

25 Outubro 2018 | Roberto Sadovski

25 longas em animação concorrem a uma indicação ao Oscar 2019

Produções independentes e filmes de grandes estúdios buscam espaço entre os finalistas ao prêmio da Academia

Compartilhe:

A animação brasileira "Tito e os Pássaros" que pode concorrer ao Oscar (Foto: Elo Company)

A categoria de melhor longa-metragem em animação é uma das mais ecléticas desde que foi instituída em 2002 no Oscar, premiando a aventura Shrek. De lá para cá, a categoria foi tanto aplaudida, pelo reconhecimento a uma das formas de arte mais antigas do cinema, como foi alvo de polêmicas, em especial a que alguns membros da Academia ainda são resistentes ao reconhecimento da mídia, relegada como “diversão infantil”, deixando que seus filhos assistam e façam suas escolhas – o fato de filmes mais populares, da Disney, Pixar e DreamWorks, dominarem a premiação, só contribuiu para o burburinho.

Publicidade fechar X

Ainda assim, é um lugar em que produções milionárias competem com filmes quase experimentais, aumentando sua visibilidade. Foi nessa categoria que o Brasil teve sua indicação mais recente ao Oscar, com o aplaudido O Menino e o Mundo, de Alê Abreu, que perdeu a estatueta em 2015 para o sucesso Divertida Mente.

Esse ano não será diferente. 25 filmes foram submetidos para a avaliação da Academia, alguns ainda precisando ter o tempo em cartaz obrigatório em Los Angeles para se qualificar – o número indica que a categoria pode terminar com cinco indicados. Entre os representantes de grandes estúdios estão WiFi Ralph (Disney), Os Incríveis 2 (Pixar), O Grinch (Universal), PéPequeno (Warner), Hotel Transilvânia 3 (Sony) e o aguardado Homem-Aranha no Aranhaverso, também da Sony.

As majors também contam com filmes de seus braços independentes, como Ilha dos Cachorros (Fox Searchlight) e Ruben Brandt, Collector (Sony Classics). Entre as produções sem a força do dinheiro hollywoodiano destacam-se o brasileiro Tito e os Pássaros, além de Lu Over the Wall (Japão), Night Is Short (Japão), Ana y Bruno (México), Have a Nice Day (China), On Happiness Road (Taiwan).

Os indicados para a cerimônia da Academia serão revelados em 22 de janeiro de 2019, com a cerimônia do Oscar marcada para 24 de fevereiro.

Compartilhe:

  • 0 medalha