Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Expansão

21 Novembro 2018 | Fernanda Mendes

ANCINE busca aumentar coproduções

Foram firmados acordos com três países

Compartilhe:

*Imagem Meramente Ilustrativa (Foto: Shutterstock)

A ANCINE anunciou diversos editais para coprodução recetemente. Nesta segunda (19), em parceria com o ICA-IP (Instituto do Cinema e do Audiovisual de Portugal), a agência divulgou a data de abertura das inscrições para o edital que começa em 4 de dezembro e vai até 4 de fevereiro.

Publicidade fechar X

Estão previstos investimentos equivalentes a US$ 300 mil em dois projetos de longas-metragens de ficção, documentário ou animação, que devem ser exibidos prioritariamente em salas de cinema. No Brasil concorrem os projetos apresentados por produtoras brasileiras que participem na condição de coprodutoras minoritárias.

Itália

Nesta semana também foi promulgado o acordo de coprodução cinematográfica com a Itália, firmado em Roma, em 23 de outubro de 2008. O texto substitui, renova e moderniza os termos do acordo promulgado nos anos 1970. Dentre as principais alterações, estão a possibilidade da realização de coproduções sem a participação obrigatória de artistas e técnicos de cada parte na mesma proporção das cotas societárias estabelecidas no contrato de coprodução; a redução da porcentagem de participação obrigatória da parte minoritária; maior clareza nos termos contratuais das empresas que irão realizar as coproduções; além de outros aspectos.

Espanha

Em Madri a ANCINE organizou na semana passada (dia 15) o evento Coproducir Con Brasil. Em parceria com a Fundación Cultural Hispano Brasileña e a Casa Brasil, a programação do evento teve o intuito de impulsionar a cooperação bilateral com a Espanha e entender os potenciais locais para aumentar a competitividade das coproduções internacionais.

"Nos últimos cinco anos, temos o registro de 137 coproduções internacionais, sejam elas bilaterais ou multilaterais. A partir do momento que o Brasil criou o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), mais potente e com maior capacidade de investimento, abriram-se novos arranjos, e, atualmente, as produções entre brasileiros e espanhóis está acontecendo de uma maneira mais importante. Podemos perceber isso tanto na área de ficção como na animação”, contou Christian de Castro, diretor-presidente da ANCINE, que ainda citou cases de sucesso como os longas de animação Bruxarias e La Tropa de Trapo.

Compartilhe:

  • 0 medalha