Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Produção

28 Novembro 2018 | Roberto Sadovski

"Green Book" é escolhido melhor filme do ano pelo National Board of Review

Drama com Viggo Mortensen e Mahershala Ali abre temporada de premiações de 2018

Compartilhe:

(Foto: Focus Features)

O Oscar de 2019 começa a tomar forma agora que a temporada de premiações nos Estados Unidos engata uma segunda. O drama Green Book: Uma Amizade Sem Fronteiras foi escolhido como filme do ano pela National Board of Review, a NBR. Seu protagonista, Viggo Mortensen, foi premiado como melhor ator do ano. 

Publicidade fechar X

A premiação, que oficialmente dispara a corrida pelo Oscar, anunciou seus escolhidos ontem, com sua cerimônia de entrega marcada para 8 de janeiro. Green Book narra a amizade inusitada entre o motorista ítalo-americano Tony Vallelonga (Mortensen) e o pianista afro-americano Don Shirley (Mahershala Ali), que percorrem juntos o sul do país nos anos 1960, em meio à efervescência da luta pelos Direitos Civis. O filme foi aplaudido no Festival de Toronto e será lançado no Brasil pela Diamond em 24 de janeiro.  

Ali também concorria como melhor ator coadjuvante, mas o prêmio da NBR foi para Sam Elliott por seu trabalho em Nasce Uma Estrela. O filme, que despontou como um dos favoritos para o Oscar desde sua estreia, tendo arrecadado até agora US$ 350 milhões em todo o mundo, também foi laureado por seu diretor, Bradley Cooper, e ainda viu Lady Gaga triunfante como melhor atriz.

Os prêmios do NBR são escolhidos por um grupo de entusiastas do cinema que reúne profissionais, acadêmicos, cineastas e estudantes. Nos últimos anos, a premiação não enxergou olho no olho com o Oscar, já que The Post – Guerra Secreta foi selecionado como melhor filme ano passado, seguindo Manchester à Beira-Mar no ano anterior e Mad Max: Estrada da Fúria em 2015. Todos concorreram ao prêmio da Academia, mas não foram contemplados na categoria principal. Curiosamente, quase trinta anos atrás as duas premiações elegeram o mesmo filme como o melhor: Conduzindo Miss Daisy, que também trazia a amizade de um motorista e sua cliente. A história pode se repetir.

Compartilhe:

  • 0 medalha