Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Política

30 Novembro 2018 | Fernanda Mendes

ANCINE define oficialmente nova Cota de Tela para 2019

Mesmo em meio à polêmicas, a agência propõe cotas para produções nacionais

Compartilhe:

(Foto: Ancine)

O novo modelo para a Cota de Tela de 2019 foi oficialmente definido pela ANCINE ontem (29). Assim como já proposto no último encontro entre a agência e players do mercado, o modelo consolida a proposta de aferição por sessão e também prevê incremento de 20% do cumprimento da cota para sessões após às 17h. Além disso, haverá a divulgação das médias das salas, o que reduzirá a assimetria de informação no setor, dando mais transparência na negociação para a manutenção de obras brasileiras em exibição.

Publicidade fechar X

Ficou acordado também a Cota de Tela por Grupo Exibidor com mínimo de sessões por complexo, sem transferência entre o grupo. Ou seja, haverá uma maior organização da obrigação da cota, de acordo com o número de salas de um complexo exibidor, que será medida em porcentagens de sessões. De acordo com essa lógica, grupos menores devem possuir uma obrigação de cota menor e o percentual de obrigação de cota de tela deve ser tanto maior, quanto mais salas detiver o grupo exibidor.

“A medida da cota por sessão aumenta o incentivo para os exibidores programarem filmes brasileiros, expandindo a oferta e a diversidade de obras para o público. E a aferição por grupo exibidor trará maior equilíbrio distributivo e alívio regulatório ao pequeno e médio exibidor”, avaliou Christian de Castro, diretor-presidente da ANCINE.

Após esta definição oficial por parte da agência e dos players do mercado, agora o modelo da nova Cota de Tela seguirá para a Oitiva.

IN 117

Nesta semana, o Tribunal Regional da 3ª Região anunciou a suspensão do atual modelo da cota suplementar (IN 117) que limita em 30% o número de salas de cinema que podem exibir o mesmo filme.

Em declaração ao Portal Exibidor, a ANCINE se posicionou da seguinte forma: “A agência esclarece que irá recorrer da decisão para que sejam mantidas as estratégias de política pública do setor sempre em respeito aos postulados constitucionais e legais”.

Por conta desta decisão da Justiça, alguns acreditam a Cota de Tela de 2019 também poderá ser atingida.

Realidade Virtual

Na próxima quinta-feira, dia 5, o atual Ministro da Cultura (Sérgio Sá Leitão) e o diretor-presidente da ANCINE anunciarão durante a CCXP o primeiro edital que contemplará produções em realidade virtual e aumentada.

Compartilhe:

  • 0 medalha