Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Projeto

19 Dezembro 2018 | Thais Lemos

Salvador sanciona lei para sessões especiais para crianças com autismo em cinemas

Ao menos uma sessão deve ser reservada nos complexos da cidade

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Uma nova lei foi sancionada em Salvador pelo prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto, conhecido como ACM Neto, na qual os cinemas da capital são obrigados a reservar pelo menos uma sessão especial por mês para crianças com transtorno do espectro autista e suas famílias. A lei nº 9.416/2018 foi publicada no Diário Oficial do Município nesta terça-feira (18).

Publicidade fechar X

Conhecida como Sessão Azul, as salas de cinema devem ser adaptadas com iluminação reduzida, som mais baixo e ausência de trailer. Além disso, as crianças e suas famílias devem ter acesso irrestrito as salas, com possibilidade de entrar e sair ao longo da exibição. O projeto determinava que as crianças com o transtorno fossem isentas do pagamento, enquanto seus familiares teriam direito a meia-entrada, mas ACM Neto vetou o artigo.

“O acesso de crianças com transtorno do espectro autista ao cinema não é uma tarefa fácil. A hiperatividade, a sensibilidade auditiva e visual, torna uma sessão convencional de cinema em algo bastante complicado. A escuridão, o som alto e a necessidade de permanecer sentado e em silêncio durante o filme faz com que muitas famílias se privem e não levem os filhos, irmão e amigos ao cinema”, disse o vereador do PSDB, Cezar Leite, que foi o autor da proposta.

Os cinemas têm o prazo de 90 dias para se adequarem a lei.

Compartilhe:

  • 0 medalha