Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Polêmica

28 Fevereiro 2019 | Renata Vomero

Rotten Tomatoes muda modelo de classificação de seus filmes

Os usuários não poderão mais avaliar as produções que ainda não entraram em cartaz nos cinemas

Compartilhe:

(Foto: Rotten Tomatoes)

Rotten Tomatoes, site americano que reúne críticas e avaliações de filmes e séries feitas pelos usuários, deu um importante passo contra os chamados trolls da internet. A empresa anunciou uma nova iniciativa que visa modernizar o sistema de classificação das produções por meio de melhorias no site. A primeira mudança será a de banir que os usuários deem notas aos filmes antes que estes entrem em cartaz.

Publicidade fechar X

A modificação veio logo depois de o filme Capitã Marvel (Disney) ter a sua nota decrescida por conta de trolls da internet que possivelmente não concordam com o lançamento do longa, que chega aos cinemas apenas em 8 de março nos EUA. A produção entrou no foco desse embate por tocar no ponto do protagonismo feminino, que vem sido bastante discutido dentro do mercado. Essa reação negativa a uma produção cultural que traga temáticas de representatividade de minorias ou outras pautas sociais é chamada de backlash e não é a primeira vez que isso acontece em sites de avaliações, tendo Pantera Negra (Disney), Star Wars: Os Últimos Jedi (Disney)  e o remake de Caça-Fantasmas (Sony) de 2016 recebido notas em desacordo com a opinião da crítica especializada. No Brasil, o caso mais recente aconteceu com Marighella, (Downtown/Paris) de Wagner Moura, que teve sua nota inferiorizada no site IMDB, por conta de sua temática política e comentários do diretor no Festival Internacional de Berlim.

O site não banirá comentários ou avaliações feitas depois do lançamento dos longas, mas a medida foi criada para tentar impedir que narrativas saudáveis não tenham entrada justa no circuito e no mercado. "Infelizmente, nós vimos um aumento de críticas não construtivas no site, algumas chegando a beirar à trolagem, o que nós acreditamos ser um desserviço aos nossos leitores. Nós decidimos que desabilitar essa funcionalidade, por enquanto, é a melhor medida. Não se preocupem, os fãs continuarão a ter voz: assim que um filme for lançado, o público poderá deixar suas avaliações e comentários como sempre fizeram”, diz o anúncio oficial da empresa.

Outras mudanças incluem uma simplificação na interface do site, para facilitar a atividade do usuário e a visualização das avaliações na página.

Compartilhe:

  • 0 medalha