Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Diversidade

11 Junho 2019 | Renata Vomero

Mulheres dirigiram apenas 3% dos filmes de animação nos últimos 12 anos

Pesquisa analisou a atuação feminina dentro do segmento no cinema e na televisão

Compartilhe:

(Foto: Disney)

A USC Annenberg Inclusion Initiative, um grupo que opera dentro da Universidade do Sul da Califórnia, fez um estudo a respeito especificamente das animações cinematográficas e para televisão. A análise foi divulgada no Annecy International Animated Film Festival, que começou nesta segunda-feira (10) e acontece até sábado (15). O estudo, divulgado pela Variety, relevou que a os estúdios voltados para o segmento estão caminhando a passos lentos no que se trata em inclusão de mulheres à frente de produção e direção de animações.

Publicidade fechar X

Segundo a iniciativa, apenas 3% dos filmes de animação realizados nos últimos 12 anos foram dirigidos por mulheres e apenas um deles, Kung Fu Panda 2 (Paramount), foi dirigido por uma mulher que não fosse branca: Jennifer Yuh Nelson. Para a televisão, apenas 13% dos episódios de desenhos lançados em 2018 tiveram mulheres na direção, três dos quais eram mulheres de raças e etnias mal representadas.

Já é sabido que essa falta de diversidade por trás das produções se reflete no que o público vê nas telas, neste caso não é diferente. O estudo mostrou que filmes como Moana (Disney) e o programa Dora, a Aventureira, que contam com mulheres no protagonismo, são a exceção. Apenas 17% entre as 120 animações de melhor bilheteria entre 2007 e 2018 foram protagonizadas ou co-protagonizadas por mulheres, apenas três destes filmes trouxeram mulheres de outras etnias no papel principal.  Em termos de televisão, esse número vai um pouco melhor, os pesquisadores analisaram os primeiros episódios dos 100 melhores desenhos e encontraram 39% de mulheres nos créditos de elenco, sendo 12% delas identificadas como de outras etnias.

No entanto, no que se trata de posições executivas dentro deste segmento, os números se mostram quase equilibrados nas grandes companhias de animação, ainda que isso não se reflita nos grandes estúdios, que são dominados por homens. Em termos de produção, os números se mostram mais animadores, nos últimos 12 anos, 37% das animações foram produzidas por mulheres.

Segundo a Variety, o relatório foi realizado em parceria com a Women in Animation, um grupo de defesa sem fins lucrativos.

Compartilhe:

  • 0 medalha