Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Produção

26 Junho 2019 | Fernanda Mendes

"Divino Amor" propõe reflexão sobre religiosidade

Filme da Vitrine é dirigido pelo premiado Gabriel Mascaro

Compartilhe:

(Foto: Vitrine Filmes)

Divino Amor chega quebrando diversos tabus, unindo sexualidade à religiosidade e colocando a fé a prova de tudo. Dirigido por Gabriel Mascaro, o mesmo de Boi Neon, o longa já rodou diversos festivais e arrancou elogios da imprensa especializada no Festival de Berlim e Sundance.

Publicidade fechar X

Em coletiva de imprensa em São Paulo (SP) nesta terça-feira, dia 25, o cineasta e elenco se uniram para um bate-papo com jornalistas após a exibição do filme.

Situado em 2027, o filme é um sci-fi que coloca o Brasil no domínio de religiosos e mostra a história de Joana, interpretada por Dira Paes, que tem o desejo de conceber um filho com seu marido. “Queremos mostrar até onde a fé te leva. É uma grande reflexão. Queremos conseguir que o público cristão aceite o filme e se abra para a discussão”, comentou a atriz.

A ideia do roteiro surgiu nas lembranças de Mascaro de sua infância no subúrbio de Recife, quando viu proliferar as igrejas evangélicas e o fanatismo da população. Apesar de ser uma ficção, o cineasta utilizou muitos elementos reais como rave gospel, drive-thru de oração e etc, que segundo ele, muitas pessoas nem fazem ideia que isso existe.

Um dos cuidados no roteiro foi traçar a história com imparcialidade, fugindo de julgamentos. “Ninguém pode duvidar da fé da personagem”, salienta Mascaro. O ator Emílio de Mello, também reforçou o respeito do longa diante dos religiosos. “Eu me certifico que é um filme que tem respeito com a religião. Falamos da fé, e acredito que os evangélicos podem gostar sim”.

Sobre o personagem de Dira, o diretor explicou que quis mostrar uma anti-heroína, ao contrário do que que acontece na maioria dos filmes de ficção científica, onde há os grandes heróis. “O sci-fi hoje em dia é mais sobre tecnologia, sensações e menos sobre política. Meu desafio criativo é que eu não queria um herói clássico”.

E parece que funcionou a ideia, pois Dira agradeceu e muito a oportunidade de viver Joana. “Estamos sempre atrás de desafios. Me deu muito vigor esse filme e eu aprendi muito. Gosto do olhar dele que trás algo muito latente na sociedade e que não enxergamos. Espero que o filme tenha esse alcance, além do pudor”.

O filme entrará em cartaz em 40 salas e 20 cidades no dia 27 de junho, quinta-feira, e é o quarto longa de Gabriel Mascaro distribuído pela Vitrine Filmes. “Há um tempo atrás ele me enviou a sinopse e argumento e me interessou muito. Fomos juntos atrás de financiamento e continuamos a parceria de anos. Sabemos que é um filme que atende a um público mais segmentado, pelo circuito e pela própria temática, porém espero que através do boca-a-boca ele consiga gerar um diálogo que transcenda as salas de cinema”, comentou Silvia Cruz, diretora da distribuidora, com exclusividade ao Portal Exibidor.

Compartilhe:

  • 0 medalha