Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Acessibilidade

27 Junho 2019 | Thais Lemos

Público de "Turma da Mônica" faz abaixo-assinado por acessibilidade de conteúdo

Confira a lista de cinemas que estão com os equipamentos para o filme

Compartilhe:

(Foto: Downtown/Paris)

Em abril deste ano, Carolina Correia criou um abaixo-assinado no site change.org para pedir o uso de legenda no filme Turma da Mônica – Laços (Downtown/Paris), que chega aos cinemas em 27 de junho. “Muitas vezes perdemos programas em família, pois filmes nacionais não costumam se preocupar com legendas para os surdos”, declarou Carolina, que possui deficiência auditiva, no texto da petição.



Rapidamente, a ideia foi divulgada amplamente nos portais de notícias, ganhando ainda mais apoio. Até o fechamento desta matéria, mais de 150 mil pessoas haviam assinado o abaixo-assinado. A Maurício de Sousa Produções se pronunciou no site da petição, afirmando que diversos cinemas que exibirão o filme já oferecem legendagem descritiva (closed caption), audiodescrição e LIBRAS. “Como a quantidade de salas é limitada, a recomendação é que o público consulte o cinema para verificar a disponibilidade”, afirma a empresa por meio da nota oficial.

A UCI também publicou um texto no site, afirmando que quatro unidades da rede receberão a instalação dos equipamentos até a estreia do filme e em breve mais complexos da UCI também receberão os equipamentos. A Cinemark também comentou a petição, com a lista de 12 cinemas no País que possuem equipamento para acessibilidade de conteúdo. “Até o final do ano todos os complexos da Cinemark terão os equipamentos disponíveis”, afirmou a exibidora.

Além das duas redes já citadas, unidades da Cinépolis, Kinoplex, Itaú Cinemas, Moviecom e GNC Cinemas disponibilizarão o equipamento de acessibilidade em salas espalhadas por diversas cidades do Brasil. Confira aqui a lista completa dos cinemas que contarão com o recurso e a nota da Maurício de Sousa Produções na íntegra.

Em 2016, a Ancine (Agência Nacional do Cinema) criou uma lei para que todos os filmes sejam acessíveis, ou seja, tenham audiodescrição, legenda descritiva e tradução para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRA). A Instrução Normativa nº 145 da Ancine reitera que produções exibidas em mais de 21 salas devem conter acessibilidade, e até 1º de janeiro de 2020 todas as redes do Brasil devem conter um número específico de equipamentos que integrem pessoas com deficiência auditiva e visual.

Compartilhe:

  • 0 medalha