Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Premiação

08 Agosto 2019 | Renata Vomero

Bafta anuncia novidades para premiação de 2020

Produções de streaming continuam sendo permitidas a competir

Compartilhe:

(Foto: Bafta)

O Bafta, premiação britânica do cinema e da televisão, anunciou algumas novidades que devem entrar em vigor a partir de 2020. Entre elas, está a introdução de uma nova categoria, a de direção de elenco, que deve contemplar tanto cinema, quanto televisão. Essa é a primeira mudança de categoria no prêmio desde 1999. A premiação também deve manter a elegibilidade de produções vindas do streaming, mesmo após a polêmica deste ano, em que Roma competiu em diversas categorias. As informações são da Variety.

Publicidade fechar X

No entanto, o Bafta estipulou que filmes que não sejam de língua inglesa devem respeitar uma janela de quatro semanas para se eleger. Além disso, a categoria de Original Music agora se chamará Original Score.

As regras para os filmes lançados nos cinemas e streaming continuam as mesmas, ou seja, que o longa só possa se eleger se tiver sido exibido para um publico pagante em ao menos 10 salas de cinemas no Reino Unido por no mínimo sete dias.

No entanto, Emma Baehr, diretora do Bafta, comentou que terá um olhar mais atento quanto ao lançamento dos filmes que se candidatarem ao prêmio. “Queremos garantir que os participantes estejam alcançando um público o mais amplo quanto possível. Isso significa, na prática, que estaremos observando padrões de exibição. Queremos garantir que haja uma ampla divulgação geográfica e ter certeza de que os horários de cinema são sensatos. Não é do interesse ou benefício de ninguém ter filmes passando em cinemas vazios. Vamos incentivar as pessoas a compartilharem as bilheterias. O comitê de filmes não vai tolerar um lançamento simbólico para se qualificar”, afirmou à Variety.

Os indicados ao Bafta devem ser divulgados no dia 7 de janeiro de 2020 e a premiação acontecerá em 2 de fevereiro.

Compartilhe:

  • 0 medalha