Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Social

27 Agosto 2019 | Fernanda Mendes

Projeto de capacitação e inclusão no audiovisual completa 18 anos

Oficinas Kinoforum atende pessoas em situação de rua

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

O projeto Oficinas Kinoforum oferece cursos de capacitação no setor audiovisual para moradores de rua, de albergues e crianças que vivem na região da Cracolândia em São Paulo (SP). Em 2019 o projeto completa 18 anos, tendo atendido cerca de 1.800 pessoas entre crianças, jovens e adultos de várias regiões da cidade e do estado de São Paulo, que participaram de um total de 80 oficinas, resultando na produção de 320 curtas metragens.

Publicidade fechar X

Hoje (27) haverá a comemoração de aniversário das Oficinas Kinoforum no Cine Olido, onde moradores de albergues de São Paulo participarão de duas sessões de exibição. Aliás, no último fim de semana o 30° Festival Internacional de Curtas Metragens exibiu as mais recentes produções dos alunos na Cinemateca da cidade.

As produções mais recentes tiveram o patrocínio da Ericsson através do Proac ICMS. Nesta recente parceria com a Ericsson o projeto reconheceu histórias de superação muito impactantes como o de moradores de rua trans que voltaram a estudar, ou de um dos alunos que após se recuperar de um vício iniciou um canal no Youtube, além de outras histórias de resgate de pessoas que voltaram para seus familiares após esta experiência.

“Um projeto que completa 18 anos não se faz em 18 dias, como no caso dessas Oficinas especiais. Muitas pessoas que contribuíram com o início do projeto, ou como alunos, ou como professores, hoje fazem a diferença no setor e representam muito bem o país em festivais no exterior”, conta o comunicado oficial.

Entre os nomes de peso que já participaram do projeto está Beatriz Seigner, que foi aluna da primeira oficina em 2001 em Monte Azul (MG), e neste ano teve seu longa Los Silencios participando da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. Como colaboradores pedagógicos já participaram Alfredo Manevy, que foi presidente da Spcine, secretário executivo e secretário de políticas culturais do Ministério da Cultura. Victor-Hugo Borges também colaborou na equipe com sua experiência na área de animação, ele é o criador da prestigiada série Historietas Assombradas.

Compartilhe:

  • 0 medalha