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04 Dezembro 2015 | Fábio Gomes

Comic Con Business Summit discute o mercado e suas oportunidades

Área voltada a executivos teve início na quinta-feira (03)

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(Foto: Revista Exibidor)

Durante os três primeiros dias da Comic Con Experience é realizada o CCXP Business Summit, um fórum de negócios com o objetivo de discutir oportunidades, tendências e desafios da cultura pop e do entretenimento no Brasil. A programação inclui painéis, mesas redondas e atividades de networking.



Ontem (03), a abertura oficial foi realizada por Pierre Mantovani, CEO do Omelete e da CCXP, Alfredo Maney, diretor-presidente da Spcine, e Marcos Avó, da Lunica Consultoria, que é a curadora da Bussiness Sumitt

“É uma alegria grande ver essa segunda edição e gostaria de parabenizar toda a equipe do Omelete, pois temos acompanhado todo o trabalho árduo. O evento se tornou uma referência na América Latina e nos encontros daqui surgirão diversas conexões”, afirmou Manevy durante a abertura. 

Segundo o executivo, a CCXP um dos principais investimentos da Spcine para o Novembro Audiovisual, que conta com diversos eventos voltados ao mercado. “Estamos tratando esses dez grandes eventos, que também inclui a Expocine e o Telas Fórum, por exemplo, como um patrimônio da cidade de São Paulo, pois eles geram um valor enorme agregado à rede hoteleira, ao turismo cultural e vários tipos de economia. É fundamenta a cidade se associar a um evento como é a Comic Con”, completou. 

Marcos Avó, na sequência, explicou que originalmente não entendeu qual seria o papel de sua empresa na CCXP quando recebeu o convite de Pierre Mantovani, mas quando ele explicou que seria ajudar a montar uma área de negócios, ele imediatamente aceitou a ideia. “Tem três eixos principais que serão discutidos aqui: um fala sobre o entretenimento em si, outro fala sobre o relacionamento do entretenimento com o público e o último sobre o empreendedorismo”, afirmou. 

Como conversar com o público

Para iniciar o primeiro dia de palestras, Pierre Mantovani falou sobre o Omelete Group. Ele iniciou sua apresentação, similar a ministrada durante a Expocine deste ano, comentando as cinco pontas de investimento da empresa: o Mundo Geek, a Geek Week, a Social Comics, a CCXP e o Omelete. “A cultura pop nunca esteve tanto em evidência, ela entra em toda comunidade, em todo o Brasil”, afirmou. 

Para entender melhor o público Geek, o CEO, mostrou um vídeo explicando o que era ser um Geek nos tempos atuais. O vídeo contou com a participação de nomes como Danilo Gentili, Marcelo Tas e Érico Borgo e falou sobre como essa cultura deixou de ser periférica e, agora, se tornou uma tendência mundial. 

Na sequência, foram apresentados dados sobre a pesquisa realizada pelo Omelete que mapeou o perfil do Geek brasileiro, com a participação de quase 14 mil pessoas. Entre os dados, estavam o ator mais querido pelos espectadores (Robert Downey Jr.) e qual o seu herói favorito (Batman). 

Um dos detalhes importantes da pesquisa é que a Marvel, atualmente, é a marca mais reconhecida por esse grupo e o Netflix é o serviço de vídeo que eles mais costumam usar, acima inclusive do Youtube.

Em seguida, Helder Haddad, professor da ESPM, Marcos Bandeira de Mello, Country Manager Warner Consumer Products, e Lorenço Bustani, CEO da Mandalah, falaram sobre quem é o consumidor da cultura pop. 

“Antes, o Geek era tratado como uma pessoa completamente alienada, que não se encaixava no main stream e essa pessoa precisava lidar com essa alienação. Isso não é verdade hoje e essa cultura faz parte da cultura de todo mundo”, explicou Lorenzo. 

Marcos acredita que o consumo de filmes de super-heróis, agora, é o main stream e pode ser trabalhado de diversas maneiras. “O que o Nolan fez com o Batman foi uma contribuição para essa cultura, pois ele mostrou um herói com problemas reais. Ele apresentou uma leitura muito mais profunda. Você populariza isso e expande esse universo”.

Por fim, Pierre Mantovani afirmou que o consumo no Brasil tem sido especialmente de materiais americanos e, agora, está na hora do país começar a também se tornar produtor dessa cultura. “Esses conteúdos ainda não chegaram com força como os conteúdos americanos. Existe uma missão nossa que é aproveitar todo o nosso buzz internacional. O que a gente quer é fazer a cultura pop crescer ainda mais”, finaliza. 

Ao longo do dia, ainda foram discutidos assuntos como a divulgação de marcas Geek e as oportunidades da cultura pop. Para fechar o dia, foi realizado um tour de negócios pela Comic Con. “Essa é uma das nossas grandes inovações, esse tour de negócios, pois faremos uma leitura para entender o que é esse mundo e como trabalhar com ele”, disse Marcos Avó.

O auditório ainda recebeu palestras sobre grandes marcas e o licenciamento de franquias, oportunidades de divulgações em marcas de games e oportunidades para a cultura pop.

Uma das apresentações foi do gerente de marketing da Bozzano, Paulo Carneiro, que mostrou a parceria feita com a Warner Bros. para a criação de um desodorante com duas fragâncias para a promoção do filme Batman Vs. Superman. “A ideia foi trazer a mesma paixão dos fãs destes personagens para o produto”, disse.

A CCXP Business Summit será realizada até amanhã (05). 

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