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21 Junho 2016 | Natalí Alencar

CineEurope reforça necessidade de colaboração entre exibidores e distribuidores

Apesar de vários debates, empresários comentam importância da união do segmento

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(Foto: CineEurope)

A CineEurope, que tem mais de 11 companhias apresentando conteúdo e 100 empresas mostrando soluções tecnológicas, está trazendo vários debates e preocupações emergentes, sempre com foco em fortalecer a parceria entre exibidores e distribuidores, além das mudanças tecnológicas, de audiência e demográficas.

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A convenção oficial da UNIC, que representa 36 territórios correspondentes a 770 milhões de habitantes, reforçou sua posição de importância para o mercado global. Apesar dos holofotes estarem voltados para a China, há outros territórios com crescimento significativo, como o europeu, que representa ¼ da bilheteria total mundial.

A entidade também ressaltou preocupação com a pirataria, tendo em vista que o mercado perde cerca de 15% em bilheteria anualmente.

Phil Clapp, presidente internacional da UNIC, citou os dados já divulgados na CinemaCon sobre 2015, que foi um ano de recordes para o mercado local com acréscimo de 12,5% na bilheteria e €8.8 bilhões em renda.

O formato 3D também teve seu espaço. Mundialmente, em 2015, havia 74.561 telas em 3D. De acordo com o Observatório Audiovisual Europeu, a bilheteria dos filmes nesse formato foi de US$ 7,8 milhões, 20% da bilheteria total. A tecnologia tem muito potencial, tendo em visto os grandes lançamentos Avatar e As Aventuras de PI, no entanto parece que ficou subutilizada. A esperança do renascimento do formato pode vir, quem sabe, com Avatar 2, comentou o executivo Jeffrey Katzenberg, que se despede da DreamWorks. Ele defendeu os formatos premium, já que os consumidores estão dispostos a pagar mais por uma experiência melhor em e som, imagem e projeção. David Hancok, do IHS, também comentou a experiência da exibição dos filmes de arte, um formato próprio da região, que tem soluções diferenciadas para telas menores.

Paul Donovan, CEO do Odeon Cinemas, acrescentou um estudo aonde cita que 25 a 40% das pessoas estão frequentado mais os cinemas, um incentivo ao mercado.

Sobre o Netflix, Katzenberg defendeu a manutenção das janelas, já os executivos do Odeon Cinemas e Carmike sugeriram que as estratégias de marketing sejam reavaliadas, pensando inclusive nas possibilidades do ‘Big Data’, algo que exige a a cooperação entre exibidores e distribuidores para obterem melhores resultados.

Por fim, Christopher Dodd, executivo da MPAA, confirmou sua oposição a um mercado único digital proposto pelos europeus, para ele ao invés de garantir mais produções e reforçar a diversidade cultural local, a proposta pode ter efeito reverso.

 

Empresas e negócios

Depois de receber premiação na CinemaCon (Digital Cinema Report Catalyst Award for Best New Technology, prêmio de melhor tecnologia, em tradução livre), a GDC mira os exibidores europeus ao também participar da CineEurope. Entre as soluções, a empresa aposta no GDC SX-4000 Standalone IMB (Bloco de mídia integrado) e no XSP-1000 Cinema Processor (solução para áudio imersivo).

A Rentrak, que agora é comScore também está no encontro. A empresa de mensuração de dados de bilheteria reúne dados da Austrália, França, Alemanha, Itália, Irlanda, Portugal, Rússia, Espanha e Reino Unido.

A MPS, por sua vez, anunciou uma nova plataforma de distribuição, o OnCinema, para que os exibidores recebam conteúdo em território europeu de maneira online. Segundo a empresa, a solução tem capacidade para gerenciar mais de 1,5 bilhões de KDMs por ano.

Novidades na telona

Em sua apresentação, a Warner Bros. reafirmou a promessa de expansão de filmes com a marca da DC com pelo menos 10 filmes de super-heróis nos próximos cinco anos. Outro destaque foi a apresentação do diretor de King Kong: Skull Island, Jordan Vogt-Roberts disse que será o maior King Kong de todos os tempos.

O StudioCanal apresentou um preview de The Mercy e anunciou Paddington 2 para 10 de novembro de 2017. Segundo produtor David Hayman, o primeiro As Aventuras de Paddington superou expectativas ao arrecadar mundialmente US$ 270 milhões.

Já a DreamWorks revelou que está trabalhando em um bom roteiro para Shrek 5.

As apresentações contaram com som Dolby Atmos, que está em 600 telas no território europeu tem mais de 465 títulos anunciados no formato.

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