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25 Agosto 2017 | Vanessa Vieira

MAX 2017 debate relevância da indústria criativa e políticas públicas da SAv

Primeiro dia de painéis abordou diversos temas, incluindo ainda métricas de audiência

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Painel Economia Criativa - esforços aplicados Ana Leticia Fialho (MinC), Luciane Gorgulho (BNDES) e Lara Chicuta (SEBRAE), com moderação: Edison Viana (Elaborar) (Foto: Flávio Tavares/Divulgação)

Na última quarta-feira (23), as primeiras palestras e painéis da Minas Gerais Audiovisual Expo – MAX 2017 abordaram uma gama variada de temas, com destaque para ações públicas da ANCINE e o mercado latino-americano, bem como para a relevância da indústria criativa, políticas da Secretaria do Audiovisual – SAv e métricas de audiência.

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Entre as pessoas presentes no debate sobre economia criativa estavam Ana Letícia Fialho, ‎diretora de estratégia produtiva da Secretaria de Economia da Cultura do Ministério da CulturaMinC, e Fernanda Machado, diretora de fomento à indústria criativa na Codemig.

Ana Letícia comentou a dedicação da SAv a iniciativas que fomentem políticas públicas como o mapeamento do mercado de cultura nacional, estudos setoriais e cursos online, realizados em parceria com o Sebrae, dedicados ao mercado audiovisual que serão disponibilizados em 2018. Já Fernanda pontuou que a ampliação do raio de atuação Codemig em 2015, voltando-se à diversidade da indústria do Estado de Minas Gerais. “O audiovisual é tão importante quanto outros setores da indústria, até pela marcante história que o estado tem nessa área”, disse.

Quanto às métricas de audiência, o destaque foi da apresentação de Giovana Alcântara, diretora comercial regional sudeste da ‎Kantar IBOPE Media, que falou sobre novas métricas de cálculo de audiência. Giovana ainda enfatizou o modelo chamado de crossmedia audience measurement, realizado em parceria com a comScore, no qual não se separam mais o meio off-line e online com base de pesquisa em quase 7 mil casas. Uma das vantagens, segundo a executiva, é poder medir engajamento.

Este dia da MAX 2017 ainda contou com sessões de pitching para quatro projetos de documentários que foram avaliados por empresas com foco no meio televisivo como Canal Brasil, Cine Brasil TV, Globo News e TV Brasil. A TV teve outro destaque com um painel sobre estudos do canal GNT, que influenciou sua grade de programação com informações sobre o universo feminino a partir de entrevistas em várias cidades do País. Webséries também ganharam espaço no evento com a palestra “Desenvolvimento de Webséries”

Confira a cobertura completa do Portal Exibidor.

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