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Artigo / Audiovisual

29 Setembro 2020

Timing: A importância de estratégia de janelas

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“Como o diretor e o elenco vêem essa coincidência cósmica?”. Essa pergunta é de Tony Goes, da Folha de S. Paulo, feita durante a coletiva de imprensa digital para o lançamento do filme “Atrás da Sombra”. Com elenco principal (Bukassa Kabengele, Elisa Lucinda, Bruna Brito e Érico Brás) majoritariamente de pessoas negras, o longa estreou “justamente num momento em que a luta antirracista se alastrou pelo mundo”. Desde o dia 17 de julho “Atrás da Sombra” está disponível em quatro plataformas digitais (Net Now, Oi Play, Vivo Play e Looke), num lançamento da Elo Company em parceria com o Canal Brasil. 



De um modo geral há a busca por identificação quando assistimos filmes, seja com personagens ou situações. Quando o mundo real dá a um filme a possibilidade de fazer parte de um debate que esteja acontecendo na sociedade, o ideal é que ele possa ser disponibilizado para o público e ser parte dessas conversas. Essa reflexão começa destacando o verbo “possa”. Há filmes que por questões que variam, precisam ser exibidos nas telas de cinema respeitando esta janela para seguir sua carreira em outras telas. Quais são esses filmes é um debate bastante complexo, que passa pelo tamanho desse lançamento, orçamento e expectativa de público do filme. 

“Atrás da Sombra” é um suspense filmado em Goiás que não possui obrigatoriedade de estreia em cinema, uma exceção entre os filmes que temos na Elo Company. A estratégia de lançamento antes da pandemia previa a exibição em salas de cinema pois, conforme destacamos recentemente em matéria do Portal Exibidor, na Elo Company, consideramos a janela do cinema uma experiência fundamental na carreira dos filmes e insubstituível para as pessoas. O fechamento das salas gerou um acúmulo de filmes a serem lançados após a reabertura dos cinemas, por isso, levando em conta o perfil de “Atrás da Sombra”, o lançamento direto no digital, sacrificando a janela do cinema, seria o melhor para que este filme pudesse encontrar seu público.

Dirigido por Thiago Camargo e produzido por Daniel Calil, o filme tem também em seu elenco os atores Stepan Nercessian e Zécarlos Machado. Desde o princípio enxergamos que o longa poderia estar presente em conversas sobre antirracismo e, em parceria com a FT Estratégias, desenhamos um plano de imprensa que sugeria o lançamento como pauta para veículos voltados para esse tema. Com as lutas anti racismo muito pautadas nos dias atuais e movimentos como Black Lives Matter ocupando as mídias sociais, temas que dialogam com esses debates foram frequentes durante o lançamento. Depois de uma coletiva de imprensa digital, entrevistas para veículos de todo o Brasil e diversas lives de diferentes pessoas da equipe do filme, confirmou-se que “Atrás da Sombra” está neste movimento, por meio das falas de atores, atrizes, produtores, diretor e de todas as pessoas que puderam assisti-lo até agora. 

Durante a live no Instagram do Papo de Cinema, o jornalista Robledo Milani perguntou a Bukassa Kabengele por que após atuar em Carandiru (2003), tantos atores do filme despontaram e trabalharam em vários outros títulos depois enquanto ele teria saído do cinema, já que demorou tantos anos para voltar a filmar. Em sua resposta, o ator trouxe várias observações importantíssimas sobre a nossa sociedade e especificamente sobre o audiovisual brasileiro, que justificam sua ausência nos filmes. “Uma questão muito complexa, que faz parte de como nossa área profissional entende os profissionais negros” - minuto 12: https://www.instagram.com/tv/CC9k7kFAlTM/)

Posto isso, entendemos que é possível levar em consideração mais do que a estratégia de comunicação e o calendário de estreias para marcar uma data de lançamento. Podemos olhar também para o alcance de debates e ideias que um filme pode promover. Em um contexto tão complexo e extremo como este em que vivemos, a estratégia de janelas precisa ser desenvolvida levando em consideração esses pontos também, para que as estreias não dependam de uma coincidência cósmica para terem um bom timing de lançamento.  

Marina Tarabay
Marina Tarabay

Marina tem experiência de dez anos trabalhando com comunicação e propaganda, sendo seis deles na área cultural. Começou atuando na área de criação como assistente de arte e motion designer em agências de publicidade. Posteriormente trabalhou como planner e mídias sociais, tendo atendido marcas como Heineken, O Boticário, Espaço Itaú de Cinema, Vigor e Banco Original. Esteve como gerente de marketing na Vitrine Filmes, distribuidora de cinema, por quatro anos. Coordenou campanhas de divulgação dos lançamentos da empresa, atuando desde as filmagens até o lançamento comercial. Em março de 2020 iniciou sua trajetória na Elo Company, como gerente de marketing.

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