Exibidor

Publicidade

Artigo / Audiovisual

29 Setembro 2020

Timing: A importância de estratégia de janelas

Compartilhe:

“Como o diretor e o elenco vêem essa coincidência cósmica?”. Essa pergunta é de Tony Goes, da Folha de S. Paulo, feita durante a coletiva de imprensa digital para o lançamento do filme “Atrás da Sombra”. Com elenco principal (Bukassa Kabengele, Elisa Lucinda, Bruna Brito e Érico Brás) majoritariamente de pessoas negras, o longa estreou “justamente num momento em que a luta antirracista se alastrou pelo mundo”. Desde o dia 17 de julho “Atrás da Sombra” está disponível em quatro plataformas digitais (Net Now, Oi Play, Vivo Play e Looke), num lançamento da Elo Company em parceria com o Canal Brasil. 

Publicidade fechar X

De um modo geral há a busca por identificação quando assistimos filmes, seja com personagens ou situações. Quando o mundo real dá a um filme a possibilidade de fazer parte de um debate que esteja acontecendo na sociedade, o ideal é que ele possa ser disponibilizado para o público e ser parte dessas conversas. Essa reflexão começa destacando o verbo “possa”. Há filmes que por questões que variam, precisam ser exibidos nas telas de cinema respeitando esta janela para seguir sua carreira em outras telas. Quais são esses filmes é um debate bastante complexo, que passa pelo tamanho desse lançamento, orçamento e expectativa de público do filme. 

“Atrás da Sombra” é um suspense filmado em Goiás que não possui obrigatoriedade de estreia em cinema, uma exceção entre os filmes que temos na Elo Company. A estratégia de lançamento antes da pandemia previa a exibição em salas de cinema pois, conforme destacamos recentemente em matéria do Portal Exibidor, na Elo Company, consideramos a janela do cinema uma experiência fundamental na carreira dos filmes e insubstituível para as pessoas. O fechamento das salas gerou um acúmulo de filmes a serem lançados após a reabertura dos cinemas, por isso, levando em conta o perfil de “Atrás da Sombra”, o lançamento direto no digital, sacrificando a janela do cinema, seria o melhor para que este filme pudesse encontrar seu público.

Dirigido por Thiago Camargo e produzido por Daniel Calil, o filme tem também em seu elenco os atores Stepan Nercessian e Zécarlos Machado. Desde o princípio enxergamos que o longa poderia estar presente em conversas sobre antirracismo e, em parceria com a FT Estratégias, desenhamos um plano de imprensa que sugeria o lançamento como pauta para veículos voltados para esse tema. Com as lutas anti racismo muito pautadas nos dias atuais e movimentos como Black Lives Matter ocupando as mídias sociais, temas que dialogam com esses debates foram frequentes durante o lançamento. Depois de uma coletiva de imprensa digital, entrevistas para veículos de todo o Brasil e diversas lives de diferentes pessoas da equipe do filme, confirmou-se que “Atrás da Sombra” está neste movimento, por meio das falas de atores, atrizes, produtores, diretor e de todas as pessoas que puderam assisti-lo até agora. 

Durante a live no Instagram do Papo de Cinema, o jornalista Robledo Milani perguntou a Bukassa Kabengele por que após atuar em Carandiru (2003), tantos atores do filme despontaram e trabalharam em vários outros títulos depois enquanto ele teria saído do cinema, já que demorou tantos anos para voltar a filmar. Em sua resposta, o ator trouxe várias observações importantíssimas sobre a nossa sociedade e especificamente sobre o audiovisual brasileiro, que justificam sua ausência nos filmes. “Uma questão muito complexa, que faz parte de como nossa área profissional entende os profissionais negros” - minuto 12: https://www.instagram.com/tv/CC9k7kFAlTM/)

Posto isso, entendemos que é possível levar em consideração mais do que a estratégia de comunicação e o calendário de estreias para marcar uma data de lançamento. Podemos olhar também para o alcance de debates e ideias que um filme pode promover. Em um contexto tão complexo e extremo como este em que vivemos, a estratégia de janelas precisa ser desenvolvida levando em consideração esses pontos também, para que as estreias não dependam de uma coincidência cósmica para terem um bom timing de lançamento.  

**As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição deste veículo.**

Marina Tarabay
Marina Tarabay

Marina tem experiência de dez anos trabalhando com comunicação e propaganda, sendo seis deles na área cultural. Começou atuando na área de criação como assistente de arte e motion designer em agências de publicidade. Posteriormente trabalhou como planner e mídias sociais, tendo atendido marcas como Heineken, O Boticário, Espaço Itaú de Cinema, Vigor e Banco Original. Esteve como gerente de marketing na Vitrine Filmes, distribuidora de cinema, por quatro anos. Coordenou campanhas de divulgação dos lançamentos da empresa, atuando desde as filmagens até o lançamento comercial. Em março de 2020 iniciou sua trajetória na Elo Company, como gerente de marketing.

Compartilhe: