Exibidor

Publicidade

Artigo / Cinema

01 Outubro 2020

A indústria no mesmo mood

Compartilhe:

A grande maioria dos profissionais que trabalha na indústria do audiovisual, tem uma relação de casamento fiel com o cinema. Somos profissionais envolvidos com o cinema há muitos anos. Vicia, envolve, alegra… é serotonina pura ! Estamos ligados ao mundo do cinema por um tipo de simbiose - associação de longo prazo entre dois organismos de espécies diferentes seja essa relação benéfica para ambos os indivíduos envolvidos ou não. Respiramos o assunto.



Esse momento on hold do mundo e do nosso segmento, quebra a nossa simbiose e faz com que a gente precise se juntar para tentar seguir forte à frente. Esse foi o propósito desde o início de abril até hoje do movimento “Juntos pelo Cinema”. Estamos há 5 meses em uma troca de informações, medo, criação de campanha, conquistas, negociação de mídia, análise de comportamento do espectador… tudo para recuperar um pouco desta simbiose de que tanto precisamos para seguir em frente com a esperança necessária de que em breve estaremos de volta em nosso habitat natural - a sala de cinema.

Em uma análise realizada pelo grupo de PR (só gente profissa) ligado ao movimento, só no mês de setembro, tivemos 196 matérias veiculadas em sites, TVs, jornais e blogs citando esta iniciativa. Um volume de conteúdos que gerou um resultado de valor de mídia espontânea (caso fosse paga) de mais de 16 milhões de reais. Imagino que todos tenham visto a matéria do “Fantástico” no domingo, 20/9, por exemplo. Ponto para o movimento, para o cinema. E ponto para esse modelo de união dos profissionais da indústria. Não é fácil reunir mais de 200 pessoas em uma reunião, onde todas tenham o mesmo objetivo. Aos poucos estamos ganhando força, relevância, exposição de nosso tema maior - a importância da volta da atividade de cinema.

Fazer projeção para 2021 é bem difícil. No momento em que todas as empresas precisam fechar seus orçamentos e projeções para o próximo ano, cadê a segurança para isso? Como fazer predição, levando em conta este cenário atual? Nossa análise do ano seguinte, além de outros fatores, considerava: teremos ou não produções expressivas junto ao público, como está o cenário econômico, eleições, eventos comemorativos e esportivos que dividem a atenção do espectador… agora somamos a isso a incerteza sobre o hábito de consumo e o controle ao vírus.

O “Juntos Pelo Cinema” nos dá força, nos une, nos aproxima… nunca antes de 2020 estivemos tão próximos e com um objetivo em comum tão focado. Difícil vírus ou alguém nos tirar isso.

Cris Cunha
Cris Cunha

Executiva com mais 20 anos de experiência na liderança de marketing de distribuição de filmes nacionais e estrangeiros. Esteve ligada ao lançamento, à estratégia e à distribuição de diversos longas, como: Cidade de Deus, A Vida é Bela, Madame Satã, Olga, Minha Mãe é Uma Peça, De pernas Pro Ar, Chico Xavier, Estômago, Todo Mundo em Pânico, entre outros. A partir de 2017, iniciou atividades ligadas à coordenação de lançamento de filmes - planejamento estratégico da campanha - e à realização de pesquisa de produto (quantitativa e qualitativa) para o segmento audiovisual.

Compartilhe: