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Artigo / Educação

17 Novembro 2020

Afinal, os Cursos de Audiovisual formam artistas ou comunicadores?

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Esse título é apenas uma provocação, porque, sinceramente, isso pouco interessa, pois podemos formar a ambos.

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O cerne da questão é que muitas vezes o mercado audiovisual não compreende qual é o papel da formação e da inestimável colaboração com a qualidade do audiovisual, gerando profissionais versáteis e com múltiplas capacidades.

Nos causa espanto descobrir que alguns profissionais da nossa área acham (e falam) que as escolas só formam pessoas para direção ou meras diletantes. “Não preparam para a demanda do mercado”, como se de algum curso, em qualquer área, pessoas saíssem prontas, com plena capacidade, conhecimento e experiência.

Isso é uma falácia que beira ao preconceito com o ensino superior e das pessoas que dele saem.

Não significa, claro, que não reconheçamos que 4 mil horas, uma média da maioria dos bacharelados, são insuficientes para as demandas de um mercado tão vasto quanto o nosso, por esse motivo a prática cotidiana e especializações são sempre bem vindas e necessárias. Até mesmo porque os currículos de cinema e audiovisual precisam ser vastos, abrangentes, em face de uma indústria incipiente como a nossa, pois é quase impossível uma pessoa se inserir no posto de trabalha que almeja, tão logo sai dos bancos escolares. Ou seja: temos de preparar profissionais que possuam conhecimento sobre (quase) tudo e que possam aproveitar (quase) todas as oportunidades que por ventura surjam.

As escolas tiveram de reconhecer que essa é a sua missão, e abrir mão de currículos pouco realistas mas, ainda assim, o equilíbrio perfeito entre teoria e prática segue sendo difícil ser atingido.

Para minha dissertação de mestrado[1], o grande professor e autor, Ismail Xavier, falou sobre isso:

Quando os cursos foram criados, lá atrás, o foram com um velho jargão da esquerda  “que é preciso juntar tudo em prática, nenhuma teoria tem sentido longe da prática”, então essa questão da relação entre teoria e prática recebeu uma interpretação muito pragmática e acabou gerando essa ideia que é muito mais nítida no Brasil do que em outros países: de que os cursos de cinema fazem tudo ao mesmo tempo. Então você tem no mesmo curso, no mesmo trajeto do aluno, que satisfazer a todos os aspectos de formação em história, em estética, em análise de filme e ao mesmo tempo em todas as formações de caráter técnico-profissional. Tudo isso, quer dizer: é um verdadeiro Leonardo da Vinci que você está formando. (...).

 

Uma das principais missões das nossas escolas é combinar o aspecto pragmático da inserção em um mercado de trabalho com a formação de profissionais com inquietude, coragem, que não têm medo de rupturas, que possam criar e gerar transformações, serem agentes, serem artistas e comunicadores. A prática cotidiana é fundamental para isso, Cinema é ARTE e também COMUNICAÇÃO, motivo pelo qual não tem sentido reduzir a um ou outro, como diversos governos tentaram fazer até poucos anos atrás.

Dentro das instituições de ensino superior, o ensino de Cinema nasceu autônomo, ligado aos institutos de arte. Posteriormente, durante a Ditadura Militar, foi vinculado à Área de Comunicação. Assim, os departamentos de Cinema foram obrigados a se transferir para a Comunicação, obrigando os cursos a adotarem um currículo mínimo que engessava suas práticas.

Ressalte-se que nos anos sessenta, principalmente no continente americano, houve um surto de criação dos cursos de comunicação social nas universidades. Particularmente, o governo militar brasileiro tinha um objetivo para isso, o de expansão das telecomunicações e controle ideológico de comunicadores, daí a proliferação dos cursos de comunicação e o forçoso enquadramento da área de Cinema neles.

Além da transferência artificial para os cursos de Comunicação Social, ao longo dos anos seguintes o ensino de Cinema ainda teve de se sujeitar às rígidas definições das habilitações, tal como Jornalismo, Radialismo, Relações Públicas, Editoração e Publicidade e Propaganda, impostas pela Resolução do Conselho Federal de Educação 002, de 24 de janeiro de 1984, que fixou mais um Currículo Mínimo de Comunicação. O conteúdo do Cinema e as necessidades próprias da área não foram respeitadas. Isso gerou uma série de distorções, motivo de descontentamento entre os professores e estudantes da área, que empreenderam várias lutas ao longo dos anos autonomia dos cursos.

Ressalte-se que ninguém era contra a adoção de parâmetros mínimos que garantissem a qualidade dos cursos e de seus egressos, a contrariedade estava na de que, com uma carga básica enorme de conteúdo de Comunicação, a quantidade disciplinas específicas estava muito aquém das necessidades de uma boa formação.

As lutas das comunidades de uma parte dos cursos de Cinema passaram a ser pela “adoção de uma diretriz curricular própria, incluindo as competências relativas ao ensino de cinema e audiovisual e a incorporação de novas mídias e suas convergências, dada a especificidade desse campo multidisciplinar.”, conforme consta nas deliberações do 1º Congresso do FORCINE – Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual.

O tradicional curso de Cinema da ECA-USP, atento às mudanças do cinema mundial, muitas delas decorrentes de novos processos tecnológicos, transformou-se em Cinema e Vídeo, no início da década de 1990. Em 1992 foi instituída uma prova no concurso vestibular para testar a vocação específica para cinema, o que definiu um perfil mais especializado nos novos ingressantes. Essas transformações não foram simples e contaram com grande resistência, tanto dentro da USP quanto do MEC.

Em 1996 a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), nº 9394/96, instituiu o princípio da flexibilização, extinguindo o currículo mínimo.

A partir de 2000 a Escola de Comunicações e Artes da USP passou a  oferecer o novo curso, o Superior do Audiovisual, que  juntou os Cursos de Radialismo (Rádio e Televisão) e de Cinema (Cinema e Vídeo), “ uma resposta às demandas do mercado, que tornaram fluidas as diferenças técnicas entre todos esses veículos.”, conforme nos informam.

Desde então, diversos cursos foram criados, com diferentes denominações, seja Audiovisual, Imagem e Som, Cinema e Vídeo ou, simplesmente, Cinema, sendo mais de uma centena nos dias atuais.

O FORCINE seguiu lutando pela autonomia dos cursos de Cinema e Audiovisual, combinada com padrões mínimos de qualidade, e propôs ao MEC novas diretrizes para os cursos do cinema e audiovisual.

Em 2006 esse documento foi adotado na íntegra pelo Conselho Nacional de Educação do MEC tornando-se a Resolução n° 10 de 27 de junho de 2006.

Essa Resolução, ainda em vigor, permitiu que os cursos retomassem a autonomia que lhes foi historicamente usurpada. Os cursos de Cinema e Audiovisual podem se enquadrar em grandes áreas, como Comunicação Social ou Artes, ou podem se tornar autônomos.

Para entender o que são as escolas, áreas de capacitação, perfis dos egressos e muito mais, acessem a:

http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces10_06.pdf

 

Termino pedindo que vocês, leitoras e leitores, quando contratarem jovens que recém saíram das universidades, tenham generosidade e paciência, lembrem-se que houve muito amor, muita dedicação, conhecimento e muito investimento para que chegassem onde chegaram, e  nos ajudem nesta caminhada,  completando a suas formações, pois, como disse a artista e professora Fayga Ostrower, no livro Criatividade e Processos de Criação:

 

Seu caminho, cada um o terá que construir por si. Descobrirá, caminhando. Contudo, jamais seu caminhar será aleatório. Cada um parte de dados reais; apenas o caminho há de lhe ensinar como os poderá colocar e como com eles irá lidar. Caminhando saberá. Andando, o indivíduo configura o seu caminhar. Cria formas dentro de si e em redor de si.

 

[1] RODRIGUES, Luciana, A Formação em  Cinema em Instituições de Ensino Superior Brasileiras -Universidade  Federal Fluminense, Universidade de São Paulo e   Fundação Armando Álvares Penteado ,Ano de Obtenção: 2004  Maria Dora Genis Mourão, Universidade de São Paulo.

Luciana Rodrigues
Luciana Rodrigues

Luciana Rodrigues é coordenadora da Pós-Graduação em Gestão de Produção e Negócios Audiovisuais da FAAP e professora na mesma instituição. É parecerista da ANCINE, colaborou na criação e foi presidente do FORCINE- FÓRUM BRASILEIRO DE ENSINO DE CINEMA E AUDIOVISUAL. É Doutora e Mestre na área do Audiovisual pela USP, possui bacharelados em Comunicação- com Habilitação em Cinema- e em Direito.

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