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Artigo / Audiovisual

03 Março 2021

Cultura cinematográfica nórdica em streaming: Ponte Nórdica no Ar

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Artigo escrito em colaboração com Vania Cerri*

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O Ponte Nórdica no Ar é a plataforma de streaming do Festival Ponte Nórdica – que já acumula três edições presenciais em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba – para exibições de filmes dos países nórdicos de forma gratuita e online, através de plataforma própria. Trata-se de uma ação do Instituto Cultural da Dinamarca em parceria com o Instituto Iniciativa Cultural e apoio institucional dos consulados e embaixadas dos países nórdicos no Brasil, visando o estabelecimento de intercâmbio cultural, especialmente na área audiovisual, entre Brasil e países nórdicos.

A plataforma conta com um catálogo de quinze filmes, que serão disponibilizados ao longo dos meses de março à maio de 2021, todos provenientes dos países nórdicos (Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia). A programação, para além das exibições, traz ações formativas gratuitas e online.

Considerando a cultura cinematográfica em sua dimensão global, enquanto linguagem visual capaz de se estabelecer como ponte para a comunicação e conhecimento entre as diversas culturas, ações formativas específicas foram pensadas com exclusividade para a formação e capacitação de professores brasileiros, especialistas em cinema-educação e estudantes da área.

Reunidos em torno do filme, sob mediação de formadores da Finlândia e Dinamarca, educadores e educandos brasileiros com aderência à área, poderão estreitar sua comunicação com a cultura nórdica utilizando o filme em sua dimensão instrumental, como uma ferramenta de aprendizagem na aquisição e experimentação dessa linguagem mundial comum, a cinematográfica.

De mais a mais, aspectos globais e locais podem se fundir na compreensão mais aprofundada da cultura nórdica, respeitando suas particularidades culturais e originárias, uma vez que mediadas pelos seus respectivos formadores (agentes) culturais.

O programa formativo se estende ainda às atividades de workshop para o desenvolvimento de documentários de animação, mídias imersivas e emergentes, conduzidos por profissionais da Dinamarca e Noruega, no intuito de apoiar e orientar diretores e produtores em seus próprios projetos criativos. A proposta é de uma imersão no universo das novas narrativas digitais com assessoria para a cocriação e realização de obras, além de encontro com commissioner da Viken Filmsenter (Noruega), que financia o desenvolvimento e a produção de obras audiovisuais. Tais atividades são destinadas a laboratórios e grupos de pesquisas incubados em Universidades e outros centros de pesquisas brasileiros. Nesse contexto, as narrativas interativas e imersivas tomam formatos de web-documentários, documentários interativos, vídeos 360, animação em realidade virtual, narrativa em realidade aumentada, mapas sonoros, instalações transmídia [estação interativa + celular], em websites, celulares, tablets, computador com ou sem óculos 3D [realidade virtual].

No intuito de operar como veículo equânime no acesso e formação do público em cinema, a exibição de obras nórdicas conta ainda com a possibilidade de abertura para discussões sobre o aspecto formal e estético do gênero, que nos revela inclusive, a partir de sua gênese, os principais motivos sobre sua grande aderência e propagação junto ao público, dentro e fora do território nórdico.

A inovação da atual edição fica por conta da escolha da programação exclusiva de filmes que, diferentemente do último Festival Ponte Nórdica contemplado por exibições de caráter mais autoral, traz agora ao público brasileiro um seleto repertório que dá a ver outro lado do cinema nórdico, a exibição de filmes mais “industriais”, modalidade esta que apresenta significativa aderência dentre os próprios nórdicos e que os põe num lugar de destaque diante da relevante exportação de materiais, técnicas e mão de obra para o cinema internacional, atraindo olhares e forte absorção do mercado internacional de cinema, especificamente o americano.

Como parte da proposta curatorial, atuando como ponte no fazer conhecer e no intercâmbio entre culturas nórdica e brasileira, essa edição apresenta ainda possibilidade de ampliação e discussão sobre o campo do audiovisual e suas tendências contemporâneas, levantando questões sobre a forte propagação da tecnologia de transmissão de conteúdo online, por meio do streaming, como método de distribuição, no consumo de filmes, áudios, e etc, questões estas perceptíveis nas mais variadas produções nórdicas originais, muitas vezes pouco acessíveis a outras culturas, ou sujeitas à apreciação pelo crivo de remakes, método bastante utilizado pelo mercado norte-americano, na absorção e comercialização de filmes e séries nórdicas e escandinavas.

A escolha das obras fílmicas nessa edição curatorial reserva um olhar especial à formação de público através de uma socialização dos meios de apreensão e fruição do nicho escolhido, que ultrapassam formas corriqueiras de divulgação, veiculadas por compradores intermediários. Do mesmo modo, como plataforma interativa, busca ampliar e socializar aspectos antes restritos aos espectadores mais regulares, agora estendida ao público geral e a outros consumidores diretos ou intermediários que interagem em novas plataformas de mídia social ou televisiva.

SAIBA MAIS

Quando: 19/03 – 31/05/2021

Mais informações: Ponte Nórdica no Ar: plataforma de streaming – Iniciativa Cultural

 

 

*Vania Cerri

Pós-doutorado no departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação da UNESP. Doutora em Arquitetura pela FAU/USP e Mestre em Filosofia, História e Estética da Arte e Arquitetura pela FFLCH/ USP.

Alessandra Meleiro
Alessandra Meleiro

Pós-doutorado junto à University of London e Professora do Bacharelado em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos. Presidente do IC – Instituto das Indústrias Criativas, membro da UNCTAD/ONU. Foi Presidente do FORCINE entre 2016-2020. Autora de 09 livros sobre cinema mundial, políticas e indústria audiovisual. Atuou como Research Fellow na Dinamarca junto à Aarhus University (2014-2018) e VIA University/ School of Business, Technology and Creative Industries (2020) e como Consultora de empresas como Netflix Brasil, Itaú Cultural, Anima Mundi/JLeiva, dentre outras.

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