Exibidor

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Artigo / Histórico

28 Junho 2019

Vai deixar saudade...

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Vivo e trabalho com cinema desde o primeiro dia de minha vida acompanhando a carreira do meu pai como distribuidor e, principalmente, como exibidor. 

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Cada uma das distribuidoras que conheci, dos profissionais que ali trabalham ou trabalharam, tudo é história, é passado, presente e futuro para mim. Eu vi o fim da MGM, United Artists, o grande lançamento da DreamWorks que seria a “nova potência de Hollywood”, mas em pouco tempo virou apenas um estúdio de produção como muitos que ali existem. 

No entanto, a Fox, a inabalável Fox, com seus títulos de médio porte que sempre sustentava a época de vacas magras dos cinemas, com sua equipe de marketing sempre elogiada e líder absoluta nas 10 edições de Prêmio ED e, lógico, a responsável pelos inesquecíveis sucessos Titanic (1997) e Avatar (2009). 

Fox, no meio cinematográfico, agora será apenas um selo sob responsabilidade de um estúdio que fez sua lição de casa melhor que qualquer outro nestes últimos 15 anos. A Disney tem seus méritos e fico muito contente de que não deixará a chama da Fox desaparecer. 

Mas a saudade será grande. Para mim, pessoalmente, será muito grande. Foi lá que a Tonks, fundada por mim a pouco mais de 13 anos, teve suas primeiras portas abertas para uma empresa multinacional. Foi a partir da confiança do quarteto Patricia Kamitsuji, David Turkie, Camila Pacheco e, principalmente, Ricardo Bollier que as primeiras ideias da Tonks eram aceitas, apoiadas e avançadas. Estão aí as soluções para os exibidores em websites, o Fox Exibidor que virou benchmark para qualquer outro estúdio no Brasil e no mundo, a Revista Exibidor, a Expocine, entre outras marcas, produtos e projetos. 

Tonks é o que é hoje graças àquela equipe do final da década passada. Tenho certeza que nós não somos os únicos a agradecer empurrãozinho que a Fox deu. Foi com Marcos Oliveira, até então um jovem executivo de fora da indústria de cinema, que vi uma grande revolução na exibição cinematográfica no final dos anos 90. Nunca esquecerei da ousadia daquela Fox em lançar em mais de 100 cópias Independence Day em 1996. E o melhor, foi o primeiro título a ter seu trailer lançado na versão Dolby Stereo. Foi com aquela Fox que o termo “Exibidor é nosso parceiro” veio à tona. Foi com aquela Fox que a fartura por materiais de divulgação começou a virar padrão e não exceção. 

Quebrar paradigmas a Tonks já está bem calejada. Mas posso dizer que a Fox foi a inspiração para cada um deles. 

Vai deixar saudade como distribuidora, produtora e parceira. Mas, vida que segue, sei que está em boas mãos e o mercado globalizado exige isso. 

Sucesso aos profissionais. Conte com o mercado, eles jamais os esquecerão. Eu não esquecerei.

Marcelo Lima
Marcelo Lima | marcelo.lima@tonks.com.br

Marcelo J. L. Lima é fundador e CEO da Tonks, empresa responsável pela Expocine, Portal Exibidor e Cine Marquise. Analista na indústria de cinema, Marcelo Lima também presta serviços de consultoria no setor.

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