Exibidor

Notícias / Cinemacon / Conteúdo promovido

18 Agosto 2025 | Redação

Christie e NEOLUX: Uma nova equipe iluminando o futuro do cinema no Brasil

Article published in Portuguese and English

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Apresentando a NEOLUX Cinema®, um novo representante de fabricante para a Christie®! Embora esta seja a primeira Expocine da empresa, você reconhecerá os rostos amigáveis e familiares de Ricardo Laporta e Edgar Simões em seu estande representando a Christie!

Convidamos Diego Lopez, Diretor de Vendas da Christie, e Ricardo Laporta, co-diretor geral da NEOLUX, para discutir o futuro da projeção no Brasil.

Marcelo: Bem-vindos Diego e Ricardo. Somos grandes fãs da Christie. Podem nos apresentar um pouco a NEOLUX?

RICARDO: 

A NEOLUX Cinema foi uma ideia que surgiu de Edgar Simões e de mim, com o objetivo de atender melhor o mercado brasileiro. Precisávamos de mais agilidade e autonomia para atender os projetos da maneira que entendemos ser a melhor para os exibidores brasileiros. Nós conhecemos a indústria aqui. Participamos da Expocine há décadas e temos uma forte conexão com nossos clientes na América do Sul, sem falar que fomos os pioneiros no bem-sucedido modelo de locação de projetores, e que hoje é copiado por outros players. Continuaremos a oferecer aos clientes nossa expertise, criando modelos de negócios personalizados, com preços flexíveis e uma experiência incomparável para a comunidade exibidora no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Marcelo: Ficamos sempre felizes em receber novos negócios de cinema no Brasil, então sejam bem-vindos. Trabalhamos de perto com vocês por meio da Christie há muito tempo e esperamos continuar nosso relacionamento por meio da NEOLUX. Mas isso levanta algumas perguntas. Em termos de como a exibição de cinema no Brasil funciona com a Christie, que diferenças podemos esperar?

DIEGO:

A Christie oferecerá total suporte ao mercado brasileiro e o suporte e serviços continuam iguais, e talvez ainda melhores! Embora tenhamos feito algumas mudanças do nosso lado, continuamos contando com o Ricardo e Edgar para garantir que os exibidores continuem recebendo os mesmos produtos e suporte de qualidade aos quais já estão acostumados com a Christie. Ricardo e Edgar conhecem a região, o mercado e a tecnologia. Como representante da divisão de cinema da Christie, o Ricardo conhece bem a tecnologia de cinema que fornecemos e sabe como ajudar da melhor forma os clientes da região a adquirir novos equipamentos, com sua ampla e excepcional visão de mercado, basta vermos os resultados do Cinema Rental, que por ele foi desenvolvido. Estamos empolgados para ver como a NEOLUX vai atender ao mercado com os mesmos valores estabelecidos pela Christie.

RICARDO:

Parte da razão pela qual desenvolvi a NEOLUX com o Edgar foi para manter as incríveis parcerias no território. O mercado sul-americano é uma peça importante do quebra-cabeça global do cinema, e vamos continuar a construí-lo. Clientes e parceiros podem esperar o mesmo ótimo serviço e tecnologia, com suporte renovado e programas pensados para impulsionar seu sucesso. Clientes existentes continuam com suas garantias em vigor e, por meio da NEOLUX, terão uma empresa dedicada a apoiá-los. E ainda lançaremos um novo programa inovador para o mercado, mas não podemos divulgá-lo ainda… durante a Expocine divulgaremos pontualmente com os clientes e amigos.

Marcelo: É ótimo saber que o compromisso da Christie continua vivo e forte na região. Temos ouvido bastante sobre a tecnologia que está por vir da Christie, com o VDR sendo o principal destaque. O que vocês podem nos dizer sobre isso?

RICARDO:

O VDR tem sido um tema importante nos últimos anos e sabemos que o setor está ansioso para vê-lo. Vamos trabalhar com os exibidores para garantir que estejam prontos para introduzir o software quando ele finalmente for lançado. Isso será uma melhoria significativa em desempenho, visuais e economia de custos.

DIEGO:

Todos conhecem o RealLaser como o projetor mais eficiente em termos de energia do mercado. Com a adição da tecnologia habilitadora Christie VDR™, isso aumentará ainda mais a economia de custos e também aprimorará o desempenho do projetor. Estamos otimistas para ver exemplos reais do VDR antes do CinemaCon 2026.

Marcelo: Enquanto aguardamos o VDR, o que mais a Christie tem para trazer ao mercado?

DIEGO:

A Christie tem uma ampla gama de opções para exibidores e continua a desenvolver novos recursos e capacidades. Com o IMB-S4 e as constantes atualizações do CineLife+, os exibidores podem confiar que, ao adquirir um projetor Christie, estão obtendo o melhor agora e no futuro. Com projetores 4K RealLaser™ capazes de contraste de 6000:1 e projetores 2K Phazer™ que têm o preço ideal para cinemas de telas menores, temos as opções certas para você. Espero que os exibidores brasileiros tenham a oportunidade de conversar conosco e ver os comparativos entre nossos projetores e os da concorrência.

RICARDO:

E é exatamente por isso que estamos aqui na Expocine representando a Christie, para manter essas parcerias cada vez mais fortes. Nossa visão para o mercado é ajudar os exibidores a contarem histórias na melhor luz possível. Fazemos isso com mais foco no mercado local e prestando atenção às tendências e necessidades dos exibidores. Estamos felizes em oferecer opções de locação por meio da Orion, personalizar modelos de negócios através de outros parceiros e encontrar modelos flexíveis que funcionem para cada sala de cinema.

Marcelo: Isso parece uma ótima maneira de atender ao mercado por aqui e mal podemos esperar para ver como isso se desenvolverá. Se as pessoas tiverem mais perguntas, onde podemos encontrá-los na ExpoCine?

RICARDO: Estarei exatamente onde estou todos os anos, no estande # 30/31. Passe por lá e vamos conversar sobre cinema, sobre a vida e sobre a história do cinema no Brasil.

DIEGO: Todo o time da Christie estará lá ao lado do Ricardo para encontrar os clientes brasileiros e fortalecer a transição desses relacionamentos. E, como sempre, você pode encontrar mais informações sobre a Christie e nossas soluções para cinema em christiedigital.com/cinema.

Obrigado a ambos pelo tempo. Christie e NEOLUX serão uma grande adição ao mercado de cinema brasileiro.



_________________________________________

ARTICLE IN ENGLISH

Christie and NEOLUX: A new team lighting the future of cinema in Brazil

Introducing NEOLUX Cinema®, a new manufacturer representative for Christie®! While it’s the first ExpoCine for the company, you’ll recognize the friendly and familiar faces of Ricardo Laporta and Edgar Simoes at their booth shared with Christie!

We invited Diego Lopez, Director Sales for Christie, and Ricardo Laporta, co-managing director for NEOLUX, to discuss the future for projection in Brazil.

Marcelo: Welcome Diego and Ricardo. We are big fans of Christie. Can you introduce us a bit to NEOLUX?

RICARDO: 

NEOLUX Cinema was an idea that came about by Edgar Simoes and I in an effort to better serve the Brazilian market. We know the industry here. We’ve been to ExpoCine for decades, and we connect with our customers in South America. NEOLUX gives customers the opportunity to speak to the owners directly. This allows us to offer flexible pricing, customized business models, and unparalleled expertise to the exhibition community in Brazil, Argentina, Paraguay, and Uruguay. As a manufacturer’s representative, NEOLUX Cinema extends Christie’s reach in this market in terms of products and support.

Marcelo: We’re always happy to welcome new cinema businesses in Brazil, so welcome. We’ve worked closely with you through Christie for a long time and look forward to continuing our relationship through NEOLUX. This does bring up a few questions though. In terms of how cinema exhibition in Brazil works with Christie, what differences can we expect?

DIEGO:

Christie still intends to fully support the Brazilian market. While we’ve had some changes on our end, we partnered with NEOLUX Cinema to ensure exhibitors continue to receive the same quality products and support they’ve become accustomed to from Christie. Ricardo and Edgar know the region, the market, and the technology. As a former salesperson for Christie, Ricardo is well-versed in the cinema technology we provide and knows how to best help the customers in the region acquire new equipment. We’re excited to see how NEOLUX serves the market with the same values Christie established.

RICARDO:

Part of the reason I developed NEOLUX with Edgar was to maintain the incredible partnerships in the territory. The South American market is an important piece of the global cinema puzzle, and one we’re going to keep building. Through NEOLUX, customers and partners can still expect the same great service and technology with renewed support and programs designed to build on their success. Existing customers still have their warranties in place, and through NEOLUX, will have a company dedicated to supporting them.

Marcelo: That’s great to hear Christie’s commitment is still alive and well in the region. We’ve heard quite a bit about the upcoming technology from Christie, VDR being chief among them. What can you tell us about it?

RICARDO: VDR has been an important topic for a couple years now and we know the industry is excited to see it. We’ll work with exhibitors to make sure they are ready to introduce the software when it finally rolls out. This will be a significant improvement on performance, visuals, and cost savings.

DIEGO: Everyone is familiar with RealLaser being the most energy-efficient projector on the market. With the addition of Christie VDR™ enabling technology, this will further increase cost savings while also enhancing the performance of the projector. We’re optimistic to see real-world examples of VDR come to light ahead of CinemaCon 2026.

Marcelo: While we wait for VDR, what else does Christie have coming to market?

DIEGO: Christie has a wide range of options for exhibitors and continues to develop new features and capabilities. With the IMB-S4 and constant updates to CineLife+, exhibitors can trust that when they purchase a Christie projector, they are getting the best now and later. With 4K RealLaser™ projectors capable of 6000:1 contrast and 2K Phazer™ projectors that sit at the perfect price point for small screen cinemas, we have the right options for you, and NEOLUX is ready to make those agreements happen.

RICARDO: And that’s exactly why were here at ExpoCine alongside Christie, to keep those partnerships growing strong. Our vision for the market is to help enable exhibitors to tell stories in the best light, just like Christie. We do so with more focus on the market here and paying attention to trends and the needs of exhibitors. We’re happy to set up rental options through Orion, customize business models, and find flexible pricing that works for you.

Marcelo: This sounds like a great way to address the market here and we can’t wait to see how it plays out. If people have more questions, where can we find you at ExpoCine?

(Ricardo to cover his history in the region and at ExpoCine and that he’s still at the same place)

RICARDO: I’ll be right where I am every year, at booth #XX next to Orion. Please stop by and let’s chat about the movies, the life, and the story of cinema in Brazil.

DIEGO: I’ll be there alongside Ricardo to shakehands and strengthen the transition of these relationships. And as always, you can find more information about Christie and our cinema offerings at christiedigital.com/cinema

Thank you both for your time. Christie and NEOLUX will be a great addition to the Brazilian Cinema Market

Compartilhe: