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31 Julho 2019 | Renata Vomero

Universal apostou no boca a boca para tornar "Yesterday" um sucesso nos EUA

Musical já arrecadou mais de US$60 milhões na América do Norte

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(Foto: Universal)

O período de férias de verão nos EUA é tradicionalmente conhecido por trazer aos cinemas grandes blockbusters para arrastar o público para as salas de exibição. Neste verão não foi diferente, no entanto, entre os lançamentos, se destacou o musical  Yesterday, da Universal Pictures. Dirigido por Danny Boyle e roteirizado por Richard Curtis, o filme, que custou US$26 milhões para ser feito, já tem bilheteria de US$63,8 milhões na região. As estimativas dos analistas é que a produção tenha arrecadação doméstica de US$70 milhões.

O longa estreou em meio a gigantes que andam dominando as bilheterias do mundo inteiro, como Aladdin (Disney), O Rei Leão (Disney), Homem-Aranha: Longe de Casa (Sony) e Toy Story 4 (Disney), ainda assim, ele consegue se manter há cinco semanas entre os filmes com maior arrecadação no país.

Em entrevista ao ScreenDaily, Jim Orr, presidente de distribuição da Universal, relevou que a principal estratégia da distribuidora foi não saturar o mercado com a divulgação do longa e apostar mais no boca a boca para garantir seu desempenho. “É uma ótima comédia romântica com um mecanismo único para contar essa história. É ótimo quando você vê um filme adulto no meio do verão superando muitas expectativas e atraindo muitas pessoas que podem não estar necessariamente empolgadas com o quinto filme de super-herói em sequência. É uma ótima maneira de ampliar o público, atrair pessoas de todas as classes sociais e idades nos cinemas durante o verão”, contou o executivo ao portal.

A estratégia de campanha foi focada no público adulto e principalmente entre as mulheres, já que uma pesquisa de tracking feita nos EUA registrou que as mulheres eram 56% do público interessado no filme. 29% do público tem idade acima de 45 anos e outros 29% estão na faixa dos 25 aos 34.

Parte da divulgação foi focada no protagonista do filme, interpretado pelo ator Himesh Patel, que, apesar de ser pouco conhecido do público, é uma aposta da Universal por seu carisma e talento musical. O artista se apresentou na última CinemaCon, em abril, com a música título do filme e também na première do longa no Festival de Cinema de Tribeca.  “Ele é um ator extremamente charmoso e simpático, e a química com Lily James foi tremenda. Demora um tempo para o boca a boca fazer efeito e é isso que está acontecendo: as pessoas estão abraçando essa comédia encantadora e educada. O filme se destaca entre todas as explosões e os lasers que saem dos globos oculares”, comentou Orr.

Realmente é o que está acontecendo, os sites que computam nota do público apresentam bons números para Yesterday, que tem 89% no Rotten Tomatoes, A- no CinemaScore e 47% de “excelente” no estudo realizado pelo PostTrack, que também contabilizou 60% da audiência dizendo que recomendaria o filme. “Nós abrimos com US$ 17 milhões, que foi melhor do que a pesquisa de tracking apontou. Caímos 41% na segunda semana, 33% em 12 de julho e apenas 25% em 19 de julho, o que é grandioso”, explicou o executivo, trazendo os números para ilustrar a força do marketing boca a boca.

A pesquisa da PostTrack também revelou que Arizona tem sido um forte mercado para o filme, mais precisamente a cidade de Scottsdale, além de Salt Lake City, West Palm, Fort Myers, Santa Bárbara e Victoria.

O estudo também mostrou que 61% do público é caucasiano, 18% é hispânico, 7% são afro-americanos e 6% asiáticos.

Yesterday contabiliza bilheteria global de US$ 110,3 milhões, no entanto, ele ainda não estreou em diversos mercados como China, México, Coreia do Sul, Itália e Japão. Aqui no Brasil o longa tem lançamento em 29 de agosto.

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