Exibidor

Publicidade

Notícias / Produções / História

19 Maio 2023 | Redação

Terminam as filmagens de "Cyclone", filme sobre a trágica jornada de Miss Cyclone

Compartilhe:

Após cinco semanas rodando entre as cidades de São Paulo e Santos, terminaram as filmagens de Cyclone, longa-metragem livremente inspirado em "O Perfeito Cozinheiro das Almas deste Mundo", obra escrita durante os anos de 1918 e 1919, na garçonière de Oswald de Andrade, por alguns dos posteriormente chamados modernistas e Dayse, conhecida como Miss Cyclone, única autora mulher nesse grupo. 

O filme tem direção de Flávia Castro (dos premiados Diário de Uma Busca e Deslembro, que esteve na Mostra Orizzontti do 75º Festival de Veneza), roteiro de Rita Piffer com colaboração de Luiza Mariani, e produção da Mar Filmes, Muiraquitã Filmes e VideoFilmes.  

Protagonizado por Luiza Mariani, idealizadora do projeto que também interpretou Cyclone no teatro, em 2006, o filme conta a trágica jornada de Dayse, operária de uma gráfica que sonha em ser autora de teatro na conservadora São Paulo de 1919.  

Enquanto se esforça para ganhar uma bolsa de estudos em Paris, que lhe permitiria fugir da precariedade através de seu trabalho artístico, surge uma gravidez inesperada, que Dayse decide interromper. Sem recursos para realizar um aborto seguro, acompanhamos a luta dessa mulher, que tenta avançar em um mundo hostil, regido pelos homens, no Brasil do início do século 20. 

"Cyclone transita por espaços muito distintos – o cortiço, a gráfica onde o movimento anarquista está a mil, o Theatro Municipal e a garçonière com sua elite financeira, cultural e masculina. Ela não pertence verdadeiramente a nenhum desses mundos, e é com esses olhos de quem está sempre sentindo-se um pouco deslocada nos espaços que nós também a perceberemos", explicou a diretora.   

Também integram o elenco Eduardo Moscovis, que dá vida a Heitor, prestigiado diretor teatral e amante de Dayse; Karine Teles no papel de Marie, uma de suas poucas amigas; Magali Biff como Ada, cantora lírica que ajuda a protagonista; e Luciana Paes como Lia, sua prima e confidente. 

Compartilhe:

  • 0 medalha