29 Maio 2024 | Redação
Terminam em junho as filmagens do longa "Quatro Meninas"
Terminam em junho as filmagens do longa Quatro Meninas, que tem locações no Alto da Boa Vista, na Ilha de Guaratiba. O filme é dirigido por Karen Suzane, com roteiro de Clara Ferrer, traz a história de Tita, Lena, Francisca e Muanda, jovens negras no Brasil de 1885.
O filme é produzido por Marcello Ludwig Maia da República Pureza Filmes, Karen Suzane da Filtro Filmes, coprodução Holanda (PRPL Film), Telecine e Canal Brasil. Selecionado pela Fundação Hubert Bals para Desenvolvimento (2022) e Produção pelo programa BoostNL Roterdam 2023. O longa será distribuído pela Arthouse e tem previsão de estreia para o primeiro semestre de 2025.
“A proposta estética para Quatro Meninas foi desenvolvida ao redor de dois desejos. O primeiro é desenvolver uma obra envolvente e acessível para um público por tempo demais negligenciado, e sedento por toda a identificação e transcendência que o cinema pode oferecer. O segundo é fazer isso evitando a objetificação e a fetichização que há séculos condicionam o modo de olhar corpos femininos e pretos na nossa cultura”, disse a diretora.
Encarregadas dos cuidados pessoais de quatro estudantes em um internato no interior, elas sobrevivem às suas circunstâncias sonhando com a liberdade. Quando um romance impensado põe a vida de Lena em perigo, os sonhos de fuga tornam-se necessidade, e as quatro meninas decidem fugir. Para sua surpresa, suas sinhás descobrem o plano - e exigem ir junto.
Encontrando abrigo em um casarão abandonado, o grupo enfrenta desafios de convivência. Livres das estruturas de poder tradicionais, as moças negras experimentam o poder, o amor e a possibilidade de sonhar com o futuro, enquanto as brancas resistem a aprender a ajudar nas tarefas domésticas, cuidar de si mesmas e encarar seus erros. Quando uma velha ameaça ressurge, no entanto, todas precisam se unir para sobreviver.
- 0 medalha














