28 Maio 2025 | Yuri Codogno
"Levados pelas Marés", novo filme de Jia Zhangke, estreia no Brasil em 19 de junho
Em 19 de junho, estreia nos cinemas brasileiros Levados Pelas Marés (Filmes da Mostra), do chinês Jia Zhangke. O longa mistura ficção e material de arquivo para construir um retrato lírico das transformações da China nas duas últimas décadas. A obra acompanha a jornada emocional de Qiaoqiao (Zhao Tao) em busca de um amor perdido — enquanto, ao fundo, o país muda vertiginosamente.
A partir de imagens de trabalhos anteriores, mas com uma nova narrativa, Zhangke faz um épico intimista sobre memória, tempo e modernização.
O título foi exibido na 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, em outubro passado, venceu o prêmio da crítica de melhor filme internacional e está na lista do NYT de melhores filmes do ano. Levados pelas Marés é distribuído pela Filmes da Mostra.
Em homenagem à cinematografia do diretor, celebrado como um dos mais importantes cineastas contemporâneos, o documentário Jia Zhangke, um Homem de Fenyang (2014), dirigido por Walter Salles, volta às salas na mesma data. A obra faz um retrato afetivo do realizador, que retorna aos cenários de parte dos seus filmes. As entrevistas que compõem a produção foram conduzidas por Salles e pelo crítico francês Jean-Michel Frodon, ex-editor da Cahiers du Cinéma.
- 0 medalha














