Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Especial

25 Setembro 2019 | Fernanda Mendes, Renata Vomero e Thais Lemos

Expocine: A consolidação do maior evento de negócios de cinema da América Latina

Expocine19 agora ganha ainda mais força ao abraçar o setor de produção audiovisual

Compartilhe:

(Foto: Expocine)

Criada em 2014, a Expocine nasceu com o objetivo de reunir exibidores e distribuidores em um único evento, algo inexistente na América Latina até então. O momento era interessante já que existia um contraste entre a economia do país, que estava bem na época, e o mercado cinematográfico que encarava a instabilidade da digitalização, o que fez com que o evento fosse importante para a organização dos profissionais do setor.



Segundo Marcelo J. L. Lima, CEO da Tonks e idealizador do evento, a Expocine foi interessante para trazer expertise aos profissionais do mercado que estavam aprendendo a expor pela primeira vez. “A grande maioria nunca tinha participado de uma feira. Era um aprendizado para todos ali. Até então, você prestar serviço ou vender alguma coisa para o dono ou operador de cinema era algo feito por telefone, trocas de e-mails”, disse Lima.

Realizado desde o princípio no Centro de Convenções do Frei Caneca, no primeiro ano a Expocine ocupou apenas de mil m² do espaço, além de ter conseguido parceria com o Espaço Itaú de Cinema do Frei Caneca para utilizar duas salas do complexo. “Foram apenas 2 dias de evento, 4 apresentações de distribuidoras e 6 palestras. Foi um evento muito bom, as pessoas ficaram assustadas com a riqueza de conteúdo e da organização”, relembra o empresário.

Em 2015, o evento começou a crescer, já ocupando um espaço três vezes maior do que no ano anterior. E em 2016, esse crescimento foi ainda maior, a partir de então o elo de produção também começou a se aproximar do evento, já que foi nesta edição que o Encontro Spcine começou a acontecer. Em 2017, as distribuidoras passaram a criar conteúdos estratégicos mais focados para os exibidores presentes no evento e a Expocine passou a chamar a atenção dos profissionais de fora do país, que tiveram uma participação mais expressiva no evento. Marcelo destaca, no entanto, o ano de 2018 como decisivo para consolidar a Expocine na agenda do mercado. “Construímos um auditório, dobramos a quantidade de lugares nas apresentações das distribuidoras, ampliamos a quantidade de conteúdo e a feira aumentou ainda mais”, enfatizou.

Para 2019, a Expocine apresenta como grande novidade a união dos setores de produção, distribuição e exibição, tornando-se o primeiro evento a fazer isso no planeta. Com isso, ela, que tem, nesta edição o tema “O hub da tela grande”, apresentará 27 painéis, cerca de 10 apresentações de distribuidoras, rodadas de negócios e pitchings, tudo isso com curadoria de Cris Guzzi, produtora executiva. “Hoje a Expocine é um sucesso e um dos maiores eventos do mundo nessa área. Eu fico feliz em provar que o Brasil é capaz de realizar um evento internacional de negócios no mercado de cinema”, analisa seu idealizador.

No entanto, apesar deste forte crescimento em tão pouco tempo, Lima pretende primeiro fortalecer ainda mais a Expocine para depois pensar em expansão. “O evento está dando um salto gigantesco, e esse salto precisa amadurecer antes de pensar em algo para agregar além disso”.

 

Do outro lado

Com todo o crescimento e importância para o mercado, os profissionais também sentem que o negócio como um todo cresceu em paralelo à Expocine, já que, como dito anteriormente, muitos dos players não tinham a experiência em expor em feiras de negócio, conforme explica Luiz Morau, executivo da Quanta/DGT. “A Expocine nasceu no ápice da conversão digital e, rapidamente absorveu as oportunidades de networking e desenvolvimento de negócios. O evento oferece um espaço qualificado e organizado para distribuidores, exibidores, fabricantes e prestadores de serviços da indústria cinematográfica. Agora o show dá um passo adiante visando se consolidar na América Latina como um todo e, também abre caminhos, para além dos players tradicionais, quando convoca e engaja empresas de produção e realidade virtual. Talvez no próximo ano passe a se chamar Expocine & Friends”, afirmou. Ele é complementado por Gilberto Leal, diretor da Cinemaxx, diretor da Aexib e presidente do Sindicato dos Exibidores do Estado do RJ: “Para nós exibidores principalmente melhorou, e muito, o acesso a todas informações de materiais e serviços para os cinemas. A feira foi vital para vários exibidores que não tinham acesso aos materiais ofertados. E, claro, a possibilidade de todos poderem assistir às apresentações dos materiais das distribuidoras também foi fantástico. Por isso temos exibidores do país inteiro no evento”.

Com toda essa reputação consolidada, os players passam a cada vez mais se prepararem exclusivamente para a Expocine, pensando em trazer conteúdos, projetos e ações diferenciadas para o evento. “Este ano a QUANTA se apresenta como uma unidade, com atuação integrada nas várias frentes do audiovisual. As empresas do grupo abrem mão de sua identidade particular, em prol de uma maior abrangência que a somatória de esforços, talentos e soluções propiciam. O resultado disso é um player mais forte e consistente, preparado para suprir as demandas de um mercado cada vez mais exigente. A Expocine será o palco do lançamento do novo conceito QUANTA e terá um papel importante em nossa estratégia de atuação”, confirma Morau, criando uma maior expectativa quanto a presença da companhia dentro do evento.

Já para Leal, a Expocine é sempre um momento de troca muito importante para o negócio, momento esse que ele aguarda anualmente com ansiedade. “Sempre fico com grande expectativa de sucesso! Convidando todos os colegas exibidores a comparecerem e aproveitarem esse momento único que temos para termos acesso não só aos materiais apresentados pelas distribuidoras, como também, a palestras, novos materiais para os cinemas e aquele importante ‘papo do cafézinho’, onde trocamos ideias e informações importantes para o nosso segmento que passa hoje por momentos tão conturbados. Vale ressaltar todo o esforço do Marcelo e equipe Tonks para realização desse evento que está se tornando o grande evento de cinema de toda a América Latina!”, finaliza.

Compartilhe:

  • 0 medalha