Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Internacional

14 Outubro 2019 | Thais Lemos

Lei quer tornar ilegal a exibição de filmes em mais de 50% das salas na Coréia do Sul

Medida visa impedir monopólios e a prática desleal de concorrência no setor

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Uma lei quer tornar ilegal a exibição de um único filme em mais de 50% das salas dos cinemas na Coréia do Sul. A medida quer impedir monopólios de tela de filmes de grande sucesso e a prática desleal de concorrência na indústria cinematográfica. As informações são da Variety.

Publicidade fechar X

Hoje (14) o Ministério da Cultura deve revistar a atual Lei de Promoção de Filmes e Produtos de Vídeo, e encaminhar ao parlamento. O Ministério afirmou que em 12 ocasiões entre 2016 e 2018, um único filme encheu mais da metade dos cinemas da Coréia. Um aumento relevante quando comparado com a época entre 2013 e 2015, no qual a mesma situação aconteceu apenas três vezes.

No país, 90% dos cinemas pertencem a CJ CGV, a Lotte Cinema e a Megabox, o que preocupa o setor há vários anos, especialmente por essas empresas serem afiliadas a distribuidores. Em abril, Vingadores: Ultimato (Disney) estreou em 90% das salas de cinema do país.

Além disso, o Ministério da Cultura local anunciou planos que incluem o estabelecimento de uma organização de cinema, um centro de apoio a cooperação entre as indústrias cinematográficas do sudeste da Ásia e o lançamento de um fundo para filmes de pequenas e médias produções.

Compartilhe:

  • 0 medalha