Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Faixa Etária

16 Outubro 2019 | Renata Vomero

"Coringa" enfrenta polêmica quanto à classificação indicativa no México

Deputada acusa responsáveis de corrupção

Compartilhe:

(Foto: Warner)

Coringa (Warner) já está se tornando uma das maiores bilheterias do ano no México, tendo vendido mais de 7 milhões de ingressos até o momento. No entanto, apesar das polêmicas envolvendo a trama do filme no mundo todo, no país essa discussão ganhou uma nova página.

Publicidade fechar X

Tendo sido classificado pela Direção Geral de Rádio, Televisão e Cinematografia (RTC) como B15, ou seja, indicado para maiores de 15 anos, sendo que os menores podem ser acompanhados pelos pais e responsáveis, a Cinépolis andou recebendo reclamações pela massiva presença desses menores nos cinemas. “Ser B15 permite o acesso a menores sob a responsabilidade de um adulto. Vale ressaltar que a classificação não é restritiva, é informativa”, afirmou a cadeia de cinemas em comunicado divulgado pelo El Economista.

Com isso, a deputada Alejandra Morlan, vice do Partido Nacional de Ação (PAN), procurou o Segob (Secretaría de Gobernación) para pedir a reclassificação da produção. Já que segundo ela, se o filme tivesse recebido indicação de categoria C, o que ela julga ser o ideal, poderia sofrer um fracasso de bilheteria. Com isso, ela também deu a entender que Coringa (Warner) foi beneficiado por receber o selo B15 e que isso tem a ver com corrupção do órgão responsável.

"Essa direção (RTC) não está fazendo sua lição de casa e o mais sério é que parece haver atos de corrupção", disse Morlan diante da secretária Olga Sánchez Cordero, do Segob.

A deputada se apoiou no que foi sancionado nos EUA, onde o filme recebeu a classificação R (para maiores de 17 anos), no entanto, ela confundiu pensando que o filme havia sido indicado para maiores de 21 anos.

Ainda assim, o processo dela contra a RTC pedindo a reclassificação pode seguir em frente, mesmo ainda não havendo mais informações a respeito, já que a RTC vem sido alvo de críticas há um tempo por conta de seus critérios pouco coerentes segundo alguns cineastas de região.

No México o sistema de classificação indicativa é dividido da seguinte maneira: A (para todo o público), B (Para adolescentes e adultos), B15 (Para maiores de 15 anos), C (para maiores de 18 anos) e D (Exclusivamente para adultos).

Coincidentemente, nos Estados Unidos a Film Ratings está trazendo agora justamente uma campanha conscientizando os pais sobre a responsabilidade ao levar os filhos menores do que o indicado para assistir aos filmes. A Film Ratings é uma associação apoiada pela própria MPA (Motion Picture Association), associação mais forte de Hollywood.

Confira os detalhes desta campanha na imagem abaixo:

 

Clique abaixo para ver ampliado:

Compartilhe:

  • 0 medalha