Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Impresso

18 Outubro 2019 | Fernanda Mendes

Curiosidade: Entenda a ilustração da capa 35 da Revista Exibidor!

O desenho é acompanhado de diversos easter eggs em referência a filmes de diretores mexicanos

Compartilhe:

(Foto: Portal Exibidor)

Quem viu a última edição da Revista Exibidor, de número 35, pode ter passado desapercebido pelos detalhes da ilustração da matéria de capa. A reportagem traz um panorama do mercado de cinema mexicano, mostrando como o país tem uma potente indústria que o coloca nos principais festivais do mundo, inclusive.

Publicidade fechar X

Para ilustrar esse tema a Revista convidou Thiago “Ramon” Grizilli que optou por misturar os elementos da tradição mexicana com os personagens dos principais filmes do país. Um exemplo é a Nossa Senhora de Guadalupe que aparece na página 40. A santa foi relacionada com o último filme de Alfonso Cuarón, Roma. “Nossa Senhora de Guadalupe, que além de ser a santa mais popular no México, também é conhecida como a protetora das crianças que ainda não nasceram. Com isso, a relação com o filme foi praticamente obrigatória”, comenta.

Outro desafio foi trazer a riqueza das cores da tradição mexicana, já que o ilustrador normalmente opta por uma paleta de cores limitada.

Mas, o mais surpreendente são os easter eggs que aparecem na ilustração da capa. Nela é possível ver os três principais diretores do México: Alfonso Cuarón, Guillermo del Toro e Alejandro Iñarritu. A imagem faz uma relação com o clássico filme Three Amigos (1986), já que os diretores são conhecidos pelo apelido “Los 3 Amigos”, como é explicado na própria reportagem.

A roupa dos diretores faz uma alusão aos mariachis e traz na estampa referências aos filmes já assinados pelos cineastas. No sombreiro de Cuarón, por exemplo, tem referências à Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban e Gravidade. O restante da roupa é toda baseada no filme do bruxinho: na lapela do paletó há a criatura hipogrifo, nas mangas está o número do prisioneiro de Azkaban, Sirius Black, e nas pernas está o “Expecto Patronum" conjurado por Potter.

Aliás, para Grizilli foi uma boa surpresa quando descobriu que Cuarón trabalhou neste filme da franquia de Harry Potter, já que para ele esse é o mais interessante da série.

Na roupa de Guillermo del Toro as principais referências foram os filmes O Labirinto do Fauno e Hellboy. No sombreiro há as marcas espirais da testa do Fauno, além dos olhos, nariz e os chifres. No paletó é possível visualizar as mãos com olhos de uma das criaturas do filme, além de um labirinto estilizado na parte de baixo da lapela. Já na perna o desenho é em referência ao personagem título de Hellboy.

Apesar de ainda não ter assistido ao A Forma Da Água, Grizilli confessa ser um grande fã do trabalho de del Toro. “Dá para ver uma certa digital do diretor em suas criaturas sobrenaturais, como algumas formas espirais e ossos estranhos em seus filmes”.

Já para a roupa de Iñarritu, segundo o ilustrador, foi a que mais contou com referências. No sombreiro há alusão a Birdman com o pássaro e O Regresso com o icônico urso que ataca Leonardo DiCaprio. Na lapela do terno, Grizilli desenhou as asas também referentes a Birdman e nas mangas colocou duas referências a filmes menos conhecidos do grande público: 21 Gramas e 11 de Setembro. “Nas calças fiz uma referência ao filme Babel”, complementou.

Há nove edições Grizilli colabora com as ilustrações da Revista Exibidor, sendo já cinco matérias de capa. “Sempre foram trabalhos em que eu pude fazer com muita liberdade, o que faz com que eu esteja motivado e por consequência entregue o meu melhor. Também sou suspeito, pois sou um consumidor frequente das salas de cinema... mais um ponto a favor da Revista Exibidor”.

Saiba mais!

A matéria de capa da edição 35 da Revista Exibidor procura entender o que torna a indústria de um país tão semelhante ao nosso em termos de desafios políticos e culturais em uma gigante cinematográfica a ponto até de fazer sombra aos grandes nomes de Hollywood.

A reportagem falou com especialistas da indústria como Marina Costa, doutoranda em Cinema pela USP, Mateus Magime, curador e crítico audiovisual e Ramón Ramírez, diretor de relações públicas da Cinépolis.

Confira a matéria na íntegra, clicando aqui!

Compartilhe:

  • 0 medalha