Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Estratégia

12 Dezembro 2019 | Renata Vomero

Disney + pode ser essencial para aumentar bilheteria do estúdio nos cinemas

Conteúdos combinados podem ser estratégicos para as duas janelas

Compartilhe:

(Foto: Disney)

A Disney lançou em novembro agora o seu aguardado serviço de streaming, o Disney +, com cerca de 10 conteúdos originais e muito mais títulos de seu catálogo, que absorve produções da LucasFilm, Pixar, Marvel e Fox.

Publicidade fechar X

Uma das novidades mais comentadas e bem-sucedidas da plataforma foi a série The Mandalorian, do universo de Star Wars. O produto foi lançado um mês antes do filme Star Wars: A Ascensão Skywalker e vem sendo massivamente divulgado nas redes da franquia, que conta com milhões de seguidores. Essa proximidade com os fãs e o buzz em torno da série deve ajudar e muito na bilheteria do último filme da nova trilogia da saga, já que a primeira temporada ainda estará sendo exibida no streaming enquanto ocorre o lançamento do longa nos cinemas em 20 de dezembro nos EUA e 19 no Brasil.

Em uma análise feita pela Box Office Pro, as pesquisas de tracking nas redes sociais do estúdio apontam essa força para todas as produções da Disney. No caso de Star Wars, por exemplo, são 12 milhões de seguidores no Instagram, 20 milhões no Facebook e 4 milhões no Twitter: todos eles sendo bombardeados com conteúdos de The Mandalorian, o que, claro, fez crescer o número de assinantes no streaming e, com isso, aumentar a possibilidade desses números se converterem em bilheteria para o filme. Desde 1 junho, o Instagram da franquia acumulou, segundo a pesquisa de tracking, mais de 34 milhões likes nas postagens na rede. Inclusive, alguns fãs da saga já especulam sobre um possível crossover entre a série e o filme, o que, com certeza, deve atrair ainda mais curiosos para ambos.

Star Wars não será o único produto da Disney a se beneficiar desses lançamentos combinados. A Marvel deve seguir o mesmo caminho, já com as séries Falcão e o Soldado Invernal, WandaVision, Loki e Gavião Arqueiro programadas para estrearem no serviço. O estúdio muito provavelmente deve agendar os lançamentos para datas aproximadas das estreias do MCU (Universo Cinematográfico da Marvel), gerando, da mesma forma, todo um buzz e aumento de interesse no universo dos super-heróis.

A Disney tem potencial de se aproveitar dessa estratégia em todas as suas frentes, incluindo também a Pixar e a Fox, já que conta com as páginas de filmes mais populares das redes sociais e poderá se utilizar disso para alcançar milhões de pessoas no mundo todo. E eles sabem usar deste marketing muito bem, deixando, assim, o estúdio com uma vantagem gigante frente às outras companhias do ramo.

A análise do Box Office Pro aponta um caminho interessante, evidenciando que em meio à discussão se o streaming pode ameaçar o cinema, talvez a Disney traga luz à possibilidade de, na verdade, um alimentar e impulsionar o outro.

Compartilhe:

  • 0 medalha