Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Global

04 Fevereiro 2020 | Renata Vomero

Crise do Coronavírus afeta economia do mercado de cinema na China

Com lançamentos adiados e cinemas fechados, ações das empresas do setor caíram

Compartilhe:

(Foto: Reuters)

Com a crise do Coronavírus se agravando ainda mais na China, o mercado de cinema está sofrendo impacto econômico por conta do adiamento dos lançamentos e fechamento dos cinemas. Principalmente, na semana passada em que foi o Ano Novo Chinês, reconhecido por contar com a maior bilheteria do ano no país.

Publicidade fechar X

Segundo analistas apontam as ações de alguns dos principais players da região caíram cerca de 10% desde o início da epidemia, agora a mais grave na história da China, ultrapassando a de SARS (Síndrome Respiratório Aguda Grave), que aconteceu em 2004. Até o momento são mais de 17 mil casos confirmados na China e 350 mortos.

São mais de 60 mil salas de cinema no país, que estão fechadas até o momento por recomendação das autoridades chinesas. Agora, todos os estúdios de cinema e televisão receberam recomendação de pararem as atividades, e as empresas do setor que continuarem trabalhando serão responsabilizadas caso surjam casos de Coronavírus entre os funcionários. Inclusive, os colaboradores estão autorizados a se recusar a trabalhar enquanto a epidemia ainda estiver agravada.

Para não perder as datas de lançamentos, alguns estúdios optaram por lançar seus filmes diretamente no streaming. Foram os casos de Enter the Fat Dragon, da produtora China iQiyi Inc e de Lost in Russia, da Huanxi Media Group. No entanto, essa decisão gerou protestos dos cinemas e outros estúdios da China, que não estão lançando os filmes no momento.

As estimativas são de que, no total, a economia da China perderá cerca de US$ 60 bilhões neste trimestre por conta da crise.

Compartilhe:

  • 0 medalha