Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

04 Fevereiro 2020 | Renata Vomero

Vencedores do Festival de Sundance reforçam diversidade do evento

Evento terminou neste fim de semana com anúncio dos ganhadores

Compartilhe:

(Foto: Festival de Sundance)

Depois de 10 dias de evento, o Festival de Sundance (EUA) terminou neste fim de semana com o anúncio de seus vencedores. Como de costume, o festival reforçou seu perfil de abrir espaço para mais diversidade entre seus filmes independentes.

Publicidade fechar X

Dos 28 ganhadores nas diversas mostras competitivas, 48% dos títulos eram dirigidos por mulheres, 10% por pessoas representadas por minorias étnicas, e 8% por cineastas que se identificam como LGBTQ+. As informações foram divulgadas pelo Estadão.

A produção que levou o principal prêmio do festival, o Prêmio do Júri na categoria U.S Dramatic (drama estadunidense), foi Minari, de Lee Isaac Chung. Nos EUA, o longa será distribuído pela A24.

Minari conta a história de um menino asiático-americano que se muda para a região rural do Arkansas nos anos 1980. Além de ser reconhecido pelo júri, o filme também levou o prêmio do público na mesma categoria.

O documentário americano escolhido pelo júri, foi Boys State, dirigido por Jesse Moss e Amanda McBaine. O filme narra a história de mil garotos do Texas que se juntam para criar um governo representativo do zero.

Os outros prêmios de destaque contemplados pelo Sundance são de Prêmio do Júri para Melhor Filme Dramático Internacional e Documentário, Prêmio do Público para Melhor Drama Americano e Internacional, além de documentário dos EUA e estrangeiro.

O júri deste ano foi formado por nomes como Wagner Moura, Rodrigo Garcia, Ethan Hawke, Dee Rees, Isabella Rossellini, Wash Westmoreland, Kimberly Reed, Rachel Rosen, Courtney Sexton, Haifaa Almansour, Eric Hynes, Nanfu Wang, entre outros.

 

Confira a lista de vencedores:

Prêmio do Júri para Drama Estadunidense

Minari

Prêmio do Júri para Documentário Estadunidense

Boys State

Prêmio do Júri para Documentário Internacional

Epicentro  

Prêmio do Júri para Drama Internacional

Yalda, a Night for Forgiveness 

Prêmio do Público para Documentário estadunidense

Crip Camp 

Prêmio do Público para Documentário Internacional

The Reason I Jump 

Prêmio do Público para Drama Internacional

Sin Señas Particulares

Compartilhe:

  • 0 medalha