Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Pesquisa

07 Fevereiro 2020 | Fernanda Mendes

Cinépolis JK Iguatemi vence como Melhor Sala em SP no voto dos críticos e do público

Cinemark é eleita a Melhor Rede pelo público paulistano

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Com a chegada das premiações para os melhores filmes, também chega as premiações para os melhores cinemas. Nesta sexta-feira, a Folha de S.Paulo divulgou um ranking com os melhores cinemas da capital paulista, segundo a análise de seus jurados. O jornal também realizou uma pesquisa com o público paulistano para saber suas preferências cinematográficas. Confira!



Foram visitados 61 cinemas e, pela primeira vez, a Folha elegeu os melhores cinemas por região. Os ganhadores foram: Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca (Centro), Anália Franco UCI (Zona Leste), Cinesystem Morumbi Town (Zona Oeste), Santana Parque Shopping UCI (Zona Norte) e Cinépolis JK Iguatemi (Zona Sul).

Nas categorias Melhor Cinema e Melhor Sala, o complexo da Cinépolis no shopping JK Iguatemi volta ao reinado. O espaço já foi eleito como Melhor Cinema por dois anos consecutivos (2017 e 2018) e, por estar em reformas em 2019 não entrou na avaliação. Agora em 2020 ele volta ao posto de liderança. O troféu de Melhor Sala se deve muito pela tecnologia IMAX. “Telas maiores e com boa curvatura são marcas registradas das salas Imax, uma tecnologia muito superior à sua concorrente direta em São Paulo, a XD, disponível em cinemas da rede Cinemark”, afirma o jornal.

Em Melhor Som, a Folha de S.Paulo elegeu o sistema Dolby Atmos como o melhor disponível nos cinemas. “É possível encontrá-lo em três salas, até o momento: a Cinépic, do Cinesystem Morumbi Town, e em duas salas Xplus da rede UCI, a Jardim Sul 9 e a Santana Parque Shopping 8, ambas com telas maiores”.

O complexo do Cinemark no shopping Villa-Lobos ganhou como o cinema Mais Confortável. O jornal conta que a vitória veio pelas recentes instalações de novas poltronas D-BOX, e até pelos assentos regulares que são maiores e diferenciados. A exibidora também ganhou na categoria Melhor App, pela terceira vez desde 2017.

A rede enviou um posicionamento ao Portal Exibidor sobre essas vitórias. "A escolha do Villa Lobos como ‘Sala Mais Confortável’ pelo Guia da Folha mostra que estamos no caminho certo. Em 2018, a Rede modernizou o complexo ao implementar o conceito Movie Bistrô, que alia conforto e tecnologia. Além disso, a terceira vitória na categoria de ‘Melhor App’ é resultado da busca constante da Cinemark por estar cada vez mais perto do espectador. Em 2019, incluímos nosso e-commerce próprio no aplicativo, uma operação inédita no mercado brasileiro, fazendo do app Cinemark mais uma ferramenta importante no relacionamento com o cliente".

O Espaço Itaú de Cinema venceu em duas categorias Melhor Programação e Melhor Bombonière. Na categoria de programação, é a sexta vez que o complexo do Shopping Frei Caneca ganha. O jornal, destacou o fato da programação variada, indo de blockbusters a filmes cults asiáticos, e também a programação especial com debates, mostras, etc.

Já a bombonière do Espaço Itaú da Augusta, o Café Fellini, foi destacada pelo seu charme e cardápio variado. O lugar, aliás, também venceu nesta categoria no ano passado.

Nas categorias Melhor Sala Especial e Melhor Sala VIP ganharam o CineSesc e o Kinoplex Parque da Cidade, respectivamente. Para o CineSesc, localizado na icônica Rua Augusta, a Folha não poupou elogios: “O Cinesesc não dá chance para os concorrentes e leva seu décimo título consecutivo na categoria de salas especiais na eleição do Guia Folha”. O cinema tem em sua sala um bar, e no lobby conta com café. Já o Kinoplex venceu pelos seus diferenciais como cardápio com drinks inspirados nos clássicos do cinema, e poltronas de couro que não fazem barulho ao reclinar e têm divisórias para torná-las mais privativas.

Datafolha

Além do ranking feito pelos júris da Folha, o jornal também realizou, em dezembro, uma pesquisa com 842 paulistanos com 16 anos ou mais, pertencentes às classes A e B. Os entrevistados declararam ir ao cinema pelo menos uma vez ao mês em São Paulo.

O estudo ainda revelou que 92% dos entrevistados assistem a produções cinematográficas em outras plataformas, sendo 40% via streaming e 36% pela tv a cabo.

E o cinema mais votado entre o público foi o Cinépolis JK Iguatemi. Segundo o público, o local tem a melhor sala (7%), além da melhor sala para casais (5%), sala com efeitos especiais (7%), sala VIP (10%), melhor tela (7%), mais confortável (9%) e a melhor projeção (6%).

O vice-campeão deste ano foi o Espaço Itaú de Cinema - Pompeia, com seis menções. Já para a Melhor Rede de Cinema, a empresa campeã foi a Cinemark com 63% dos votos. Ela também ganhou como rede mais frequentada com 54% da preferência.

Outras preferências apuradas, foi pelo filme legendado, com 61% dos votos. Já sobre a origem das produções, 66% escolhem as obras internacionais, 8% têm maior simpatia pelas nacionais e para 27%, não importa o país de origem.

50% dos ouvidos procuram uma sala com melhor qualidade de tela e som, 43% preferem a comum e outros 7% não têm preferência. Já sobre a alimentação, 76% do público gosta de comer em restaurante antes ou depois da sessão.

Para ver mais detalhes, confira a matéria.

Compartilhe:

  • 2 medalha