Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Debate

31 Março 2020 | Fernanda Mendes

Presidente da NATO diz que os estúdios não irão encurtar as janelas do cinema

John Fithian falou sobre o assunto e anunciou um fundo de ajuda para os exibidores

Compartilhe:

(Foto: PIZZELLO/INVISION/AP)

A NATO (Associação Nacional de Proprietários de Cinemas) e a Will Rogers Motion Picture Pioneers Foundation criaram um fundo inicial de US$ 2,4 milhões para oferecer assistência financeira aos funcionários dos cinemas que estão fechados.



A primeira fase será um subsídio aos funcionários dos cinemas que trabalham há pelo menos cinco anos nesta área. A segunda etapa será para os trabalhadores da indústria de cinema como um todo.

Em um comunicado oficial, as associações pediram ajuda com doações para sustentar essa ação. “Sua doação irá ajudar os membros da indústria de cinema que estão lutando para mitigar os impactos pessoais e profissionais da crise COVID-19”.

Além desse fundo, o Governo dos EUA também liberou de US$ 454 bilhões para os exibidores.

Em entrevista ao Screen Daily, o presidente da NATO, John Fithian, falou sobre os próximos passos da indústria cinematográfica, incluindo o debate sobre as janelas de exibição. “Entendemos completamente porque os distribuidores precisaram acelerar seus lançamentos nas plataformas de entretenimento doméstico, porque não faz sentido dizer que eles devem esperar mais alguns meses, porque não ficaremos abertos por alguns meses”.

O executivo deixou claro que as janelas não estão encurtando efetivamente. “A grande maioria dos filmes que foram agendados para estrear neste período até junho está sendo adiado e uma das duas coisas está acontecendo: ou eles estão escolhendo novas datas de lançamento ou estão sendo adiados sem uma data específica”.

Fithian ainda dá o exemplo de Trolls 2 que é o único filme que já foi anunciado o lançamento simultâneo nos cinemas com os VoDs. Para ele isso é uma exceção pois os estúdios ainda contam com os lançamentos exclusivos nos cinemas. Ele dá o exemplo de diretores de todo o mundo que estão apoiando a causa para ajudar os cinemas, como Christopher Nolan que recentemente escreve um artigo para o The Washington Post sobre a importância dos cinemas. “Há muito trabalho a ser feito e, literalmente, rastreamos o que está acontecendo na China e observamos os especialistas conversando sobre os ciclos do vírus, então estamos analisando as datas de retorno”, finalizou Fithian.

Compartilhe:

  • 0 medalha