Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Entrevista

25 Maio 2020 | Fernanda Mendes

"Quando os exibidores perceberem que estamos querendo ajudar, começarão a aderir mais", conta criador do projeto Cinema Virtual

Marcelo Nunes, CEO da Encripta, explica detalhes do projeto que leva o streaming para os exibidores

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira, dia 28, entra no ar a nova plataforma Cinema Virtualprojeto inovador que tem como objetivo auxiliar os exibidores a continuar faturando mesmo com os cinemas fechados por conta da pandemia do novo Coronavírus. Toda semana a plataforma trará estreias, além de manter disponíveis os títulos mais desejados da semana anterior, escolhidos pelo público. Estarão na plataforma, semanalmente, entre 10 e 15 títulos, todos inéditos no cinema e em plataformas de streaming.



O nome “Cinema Virtual” é literal, pois a ideia é que a plataforma seja uma janela de cinema virtual mesmo, dando liberdade para o exibidor programar e desprogramar filmes, negociar o preço do ticket com cada distribuidor e ainda receber parte da renda de cada bilhete vendido. E o melhor, sem pagar nada para aderir a plataforma. Participam do projeto, até o momento, o PlayArte, Cine Arte Pajuçara, Cine 14 Bis, Paradigma Cine Arte, Cineramabc, Kine Vitória, Cine Company, Cine Topázio Indaiatuba e Mobi Cine.

Em entrevista ao Portal Exibidor, o criador do projeto, Marcelo Nunes (CEO da Encripta), falou sobre a dificuldade de colocar em prática a plataforma, devido à resistência do mercado. “Na primeira rodada de conversa que fizemos, eles [os exibidores] foram bastante reativos, defendem muito a janela de cinema, achando que o projeto faria com que ela acabasse. Quando voltamos para a segunda e terceira conversa, explicando de fato qual é a proposta, tivemos uma receptividade melhor. Não queremos invadir a janela de cinema, queremos criar uma janela digital de cinema”.

Nunes lembra que a sua grande motivação para iniciar o projeto, foi o movimento das majors em lançar filmes diretamente em VOD. “Em vez de ir direto para o TVOD, vamos fazer uma janela anterior, mantendo as características de cinema, mas sendo digital. Quando os exibidores perceberem que estamos querendo ajudar, começarão a aderir mais”. Para Nunes, resistir ao digital “é como lutar contra um tsunami”. “As majors vão forçar para remunerar cada vez mais antecipadamente os conteúdos, e agora há muitos conteúdos represados de muitas companhias. Se não acharmos uma forma desse conteúdo ser remunerado com a gente, as distribuidoras vão achar uma forma de lançar em digital”.

O desafio com as distribuidoras se dá não só com as majors, mas também com as nacionais. Até o momento há três confirmadas para a plataforma: Vitrine Filmes, A2 Filmes e Elite Filmes. O restante ainda é resistente, segundo Nunes, por receio de causar atritos com os exibidores. Mas, para o executivo, uma coisa puxará a outra, e se aparecer mais exibidores grandes e médios no projeto, as distribuidoras maiores também começarão a aderir. Até o momento há cerca de 50 filmes na lista de programação, sendo que a maior parte deles já estavam programados para entrar nos cinemas.

Um deles, inclusive, ganhará pré-estreia ao vivo nesta quarta-feira, dia 27. O premiado Os Olhos de Cabul, da Vitrine, terá première com convidados especiais para falarem com o público antes da exibição.

Para o lançamento do Cinema Virtual, a Encripta fez um investimento grande de mídia e de campanha bastante forte nas redes sociais. Tudo entrará no ar esta semana. “Estamos fazendo tudo com muito cuidado e carinho para dar certo e para não ferir a relação com o exibidor. 100% do custo de marketing operacional é todo nosso, mas se o exibidor quiser também utilizar as suas ferramentas de marketing é uma opção dele”, explica.

Questionado se a plataforma poderá ficar no ar após os cinemas reabrirem, Nunes reforça que o Cinema Virtual também fará sentido após a pandemia, exercendo um papel de ampliador do alcance dos filmes. “É um problema que tínhamos por conta de espaço físico, então havia muitos filmes sendo ofertados e poucas salas. E na volta da pandemia, haverá muito mais conteúdos sendo ofertados”. A ideia é que a plataforma seja utilizada para o exibidor programar virtualmente filmes que não consiga colocar em suas salas físicas. E ainda, após ficar em cartaz no Cinema Virtual, o título terá que cumprir uma janela de 90 dias até ser oferecido em outras plataformas digitais. “Estamos com tecnologia e solução de streaming para ajudar os exibidores a entrarem no mundo do streaming”, finaliza.

Confira abaixo os filmes que entram na programação desta cine-semana (28 de maio a 03 de junho):

A Guerra de Anna (A2 Filmes)

Anna (Marta Kozlova), uma menina de apenas seis anos, tem toda a família assassinada em uma execução em massa de judeus. Por um milagre, ela sobrevive e passa a viver escondida em uma chaminé em desuso de um comandante nazista. Relembrando a vida que a guerra lhe tomou e com os ensinamentos de seus pais e a ajuda de um amigo, Anna precisa sobreviver e manter sua humanidade nas condições mais desumanas possíveis.

Amor Invisível (Elite Filmes)

Bess (Shannon Tarbet) vive com seu pai Murray (Matthew Broderick), que sofre da doença de Parkinson. Sua mãe Carolyn (Chloë Sevigny) também vive em casa, mas Bess não consegue vê-la, e acredita que ela seja uma invenção da imaginação de seu pai. Em busca de uma solução, Bess é apresentada a seu problemático vizinho Russell (Aidan Turner) - mas o problema é que ela também não consegue vê-lo.

Ana (Elite Filmes)

Em Porto Rico, após um devastador furacão, uma amizade inesperada surge entre Ana (Dafne Keen), uma menina cuja mãe está na prisão, e Rafa (Andy Garcia), um vendedor de carros falido. Após se encontrarem por acaso, os dois embarcam em uma longa jornada cheia de desafios para tentar encontrar um lar para Ana e salvar Rafa do colapso financeiro.

Antes de Partir (Elite Filmes)

Rory MacNeil (Brian Cox) é um escocês ranzinza que não dá a mínima para a opinião dos outros. Um dia, ele descobre que tem poucos meses de vida e sua possível salvação está em São Francisco. Contrariado, ele abandona a ilha onde sempre viveu e vai se hospedar na casa do filho, que não vê há anos e com quem tem uma relação conturbada. Mas um golpe do destino dá a Rory uma nova chance, não só com seu filho e seu neto, mas também com seu próprio coração.

Com Amor, Scott (Elite Filmes)

Ao caminhar por uma pequena cidade do Canadá, Scott Jones, um jovem músico gay, é atacado e fica paralisado da cintura para baixo. Após este evento traumático, o documentário acompanha a vida de Scott durante três anos, através de uma frágil e corajosa jornada de cura e transformação.

Copperman - Um Herói Especial (Elite Filmes)

A história de Anselmo, que desde criança sonha em se tornar um super-herói. O filme gira em torno do tema do autismo, mostrando que, através da sensibilidade e da imaginação, um elemento de diversidade pode se transformar em uma linda vantagem. 

Os Olhos de Cabul (Vitrine Filmes)

Exibido no Festival de Cannes (2019) e premiado em Annecy (2019), o longa se passa no verão de 1998, em uma Cabul, capital e maior cidade do Afeganistão, sob o regime do Talibã. Zunira e Mohsen são jovens e apaixonados. Apesar de toda a violência e a miséria diárias, eles alimentam a esperança de um futuro melhor. Um dia, um gesto bobo faz com que a vida dê uma guinada sem volta. A animação é uma adaptação do livro ‘As Andorinhas de Cabul’, de Yasmina Khadra.

O Sonho de uma Família (Elite Filmes)

A história de uma família dividida, vista pelo olhar da jovem Alma, de 9 anos, e de seus dois irmãos mais velhos. A mãe, uma francesa rica e tradicional, e o pai, um italiano falido, ausente e nada convencional, se divorciaram há anos. As crianças vão passar alguns dias com o pai na Itália, e ele não faz ideia de como cuidar de si, quanto mais dos filhos. A situação é complicada, mas, apesar das dificuldades e tensões diárias, a pequena Alma continua a acreditar que um dia, talvez, a sua família possa a ficar junta novamente.

Segredo da Floresta (A2 Filmes)

Um casal de médicos, Jay e Amy, decide fugir da sua rotina da cidade grande e parte para um retiro no campo, que supostamente seria um momento de tranquilidade e intimidade para eles. Durante um passeio, Jay pede Amy em casamento e tudo parece perfeito, até que, na volta, eles se perdem na floresta e se deparam com um ritual estranho onde encontram uma menina amarrada dentro de uma cabana. Ao libertarem a garota, um terrível mal também é libertado.

Uma Lição de Amor (Elite Filmes)

Antoine, um homem sério e soturno, volta para sua cidade natal na Bélgica, onde se reúne com sua ex-namorada e mãe de sua filha de cinco anos, Elsa, que ele nunca conheceu. Por causa de acontecimentos inesperados, Antoine terá que cuidar sozinho da animada e curiosa garota.

Compartilhe:

  • 0 medalha