Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Crise

05 Junho 2020 | Fernanda Mendes

Cinemateca pode ficar fechada este ano e ser reestatizada

Possibilidade foi debatida em reunião feita pela Acerp com o ministro do Turismo, Secretária Especial da Cultura, e o Subsecretário do Audiovisual

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (4) diversos representantes do setor audiovisual foram na frente da Cinemateca Brasileira, em São Paulo (SP), para ler um manifesto em defesa do órgão que vem sofrendo uma grave crise financeira desde o fim do ano passado, por falta de repasses públicos à gestora do espaço, a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp).

Publicidade fechar X

Apesar das manifestações, correm notícias de que a Cinemateca pode ser fechada até o final do ano para a sua reestatização. Isso foi debatido em reunião da Acerp com o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, com a Secretária Especial da Cultura, Regina Duarte, e com o subsecretário do Audiovisual, Heber Trigueiro. As informações são do site Tela Viva.

A Acerp registrou em um ofício os assuntos debatidos na reunião onde foi comunicada sobre o fechamento das atividades da Cinemateca Brasileira e sua reestatização, além da indefinição sobre a dívida no valor de R$ 11 milhões da Secretaria Especial de Cultura com a Acerp.

De acordo com o documento que o Tela Viva teve acesso, ficou sinalizado que as cerca de 150 solicitações à Cinemateca em andamento não seriam atendidas até a retomada da instituição, já reestatizada. As solicitações, em geral, são de material de arquivo para uso em produções em andamento, que ficariam prejudicadas pela paralisação.

Aliás, o colunista do UOL, Ricardo Feltrin, apontou que Regina Duarte não deve assumir o cargo de gestão da entidade, mesmo após a reestatização. O jornalista apurou com fontes que a atriz deve ocupar algum cargo no nível DAS (Direção e Assessoramento Superior) dentro do governo.

No entanto, O Globo afirma que a reestatização da Cinemateca Brasileira serviria para realocar Regina Duarte, a quem foi prometido um cargo na instituição.

Aliás, a reportagem do jornal carioca também fala que a reestatização da Cinemateca serviria para resolver uma necessidade do Ministério do Turismo, ao qual está vinculada a Secretaria Especial da Cultura, que é a de realocar os funcionários de carreira dos escritórios regionais do Ministério, que estão fechados.

Compartilhe:

  • 0 medalha