Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Cobertura

17 Junho 2020 | Fernanda Mendes

"Não podemos fazer do cinema um ambiente hospitalar", diz CEO da Cineworld no 1º dia da CineEurope

Evento trouxe debate sobre o futuro do cinema com representantes internacionais

Compartilhe:

(Foto: Reprodução)

Hoje (17) foi o primeiro dia da edição online da CineEurope. Com algumas falhas técnicas e muitas mensagens de esperança de fornecedores e profissionais do setor, a conferência inaugural discutiu o futuro da indústria de cinema, com a presença de Eddy Duquenne, CEO da Kinepolis, Mooky Greidinger, CEO da Cineworld, Cathleen Taff, presidente de distribuição da Disney e Steven O'Dell, presidente internacional de distribuição da Sony.

Publicidade fechar X

Para a executiva da Disney, a pandemia - e a consequente paralisação das produções e dos cinemas -acabou gerando uma relação profunda da marca com os consumidores. Daqui para frente, como produtora de conteúdo, o desafio é criar histórias imersivas e instigantes para que os espectadores possam ir aos cinemas e voltarem sempre. Como distribuidora, a Disney sabe que nos primeiros meses de reabertura o sucesso de um filme não será como antes, mas, acredita que isso é uma questão de tempo.

A fala de Cathleen foi complementada por O'Dell da Sony que está bastante otimista com o retorno dos cinemas. Ele citou como exemplo o sucesso de Adoráveis Mulheres no Japão. O longa da Sony teve lançamento ao redor do mundo no fim do ano passado, mas estreou no último fim de semana no país asiático liderando com US$ 760 mil de bilheteria em 440 salas. O filme, que também está em cartaz na Dinamarca, obteve US$ 100 milhões de arrecadação. “É diferente ver um filme em casa e sair para ver um filme no cinema. Acho que essa diferença é mais óbvia hoje do que antes, porque conseguimos enxergar melhor. E reconhecer essa diferença da experiencia social é importante”, explicou o executivo.

Para o CEO da Cineworld, que pretende abrir suas unidades nos EUA e Europa no fim deste mês, um dos principais desafios para a reabertura é manter os clientes e funcionários seguros. No entanto, ele atentou para os cuidados que os exibidores devem tomar na hora de comunicarem o seu time e os espectadores sobre as medidas de segurança. “Não queremos criar um ambiente hospitalar no cinema. Implementamos as medidas de segurança na bombonière, na compra do ingresso, no distanciamento social, mas precisamos lembrar que os espectadores querem ir ao cinema para escapar da realidade, então vamos manter o ambiente seguro e limpo, mas manter o cinema como um lugar onde eles assistem filmes, ficam felizes e empolgados”.

Após o debate, alguns estúdios enviaram vídeos com mensagens para serem exibidas durante a conferência virtual. A Sony veiculou o trailer de Ghostbusters: Mais Além que tem previsão de estreia em março de 2021 e a Warner Bros. passou mensagens dos diretores Christopher Nolan e Patty Jenkins, dos lançamentos Tenet e Mulher-Maravilha 1984.

“Obrigada aos exibidores pelo o que vocês fazem para ajudar o cinema. Me dedico a fazer filmes para a tela grande e acredito na mídia do cinema. Mal posso esperar para fazermos um futuro brilhante”, disse Jenkins. Já Nolan falou sobre sua empolgação em torno da estreia de Tenet, seu próximo filme que estreia em 31 de julho. “Estamos empolgados com o material, que foi desenhado para a experiência na tela grande e precisa ser apreciado no cinema”.

Inclusive, em sua mensagem de vídeo, Alejandro Ramirez, CEO da Cinépolis México e presidente da Global Cinema Federation, agradeceu a Nolan e a Warner. O filme é uma das primeiras apostas dos exibidores ao redor do globo para trazerem os espectadores em massa às salas de cinema.  

O executivo mexicano também falou sobre pesquisas de mercado que foram feitas e mostram o interesse do público em voltar a frequentar os cinemas. Um estudo feito no México registrou que 34% dos entrevistados responderam que ir ao cinema é uma das atividades que mais querem fazer novamente, o resultado veio a frente de eventos esportivos e bares também.

Em pesquisa feita pela própria Cinépolis México, 47% demonstraram a intenção de ir aos cinemas já na primeira semana de reabertura.

“É hora de mostrar que a indústria do cinema é unida. Os espectadores querem retornar às suas vidas sociais e o cinema é uma dessas atividades”, finalizou.

A CineEurope continua amanhã, dia 18, e o Portal Exibidor mais uma vez trará todos os detalhes do evento. Fiquem ligados!

Compartilhe:

  • 0 medalha