Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Estreia

18 Junho 2020 | Fernanda Mendes

"Partida", dirigido por Caco Ciocler, aborda embate entre "direita" e "esquerda"

Documentário estava previsto para chegar aos cinemas, mas estreia hoje direto em VOD

Compartilhe:

(Foto: Pandora)

Hoje (18) chega nas plataformas de VOD (Now, Vivo Play, Oi Play, Petra Belas Artes à la Carte, Filme Filme e Looke) o segundo documentário dirigido por Caco Ciocler, Partida. O longa estava previsto para estrear nos cinemas brasileiros no primeiro semestre do ano, mas devido à pandemia de COVID-19, a decisão foi de pular a janela.

Publicidade fechar X

O documentário acompanha a atriz Georgette Fadel que promete se candidatar à Presidência da República em 2022 por um partido formado só por mulheres, o Partida. Com essa ideia, ela, Caco e a produção do documentário embarcam em um ônibus fretado ao Uruguai na tentativa de passar a virada do ano ao lado do ex-presidente Pepe Mujica, maior inspiração política viva da artista.

Durante a jornada dentro do ônibus, todos - incluindo a equipe técnica do longa - viram importantes personagens. Os viajantes debatem suas convicções ideológicas, utopias sobre um mundo melhor e as irreconciliáveis intrigas entre a "esquerda" e a "direita". “Óbvio que eu tenho consciência de que aquele microcosmos não é representativo, foram as pessoas que eu consegui reunir e que toparam fazer essa viagem sem receber um centavo”, contou o diretor, em entrevista ao Portal Exibidor.

Caco lembra que a todo momento durante a viagem, pairou um medo de que a empreitada não rendesse conteúdo para um filme, afinal, daria certo o encontro com o Mujica? Os debates durante a viagem interessariam ao público?

A dúvida, aliás, ficou até mesmo após a viagem, na ilha de edição. “Existiam cinco ou seis filmes para serem feitos, começamos a mostrar o primeiro corte, e ai para a primeira leva que eu mostrei, eles ficaram muito emocionados, mas uma outra leva não tinha gostado de nada, o que nos levou novamente para a edição e mudamos as coisas. Hoje estou mais tranquilo e tenho recebido feedbacks muito positivos”.

Inclusive, o filme estreou na 43ª Mostra Internacional de Cinema, em São Paulo, entrando para a lista dos longas mais bem avaliados pelo público da edição. Partida também exibido no 21º Festival do Rio e conquistou quatro prêmios no 14º Fest Aruanda, em João Pessoa.

Apesar de ter se surpreendido positivamente com as exibições em tela grande, Caco e a distribuidora Pandora optaram pela estreia direta no streaming por conta da relevância do assunto para o atual cenário político brasileiro. “Quando assisti ao filme na tela grande, ele muda muito. A experiência coletiva é infinitamente superior. Como o documentário foi feito sem dinheiro e muito solto, ele tem uma característica que na tela grande ele vira linguagem, mas no computador ele não soa assim. Aliás, na experiência coletiva, Partida é muito mais engraçado do que eu imaginei que fosse. Por outro lado, acho que estamos no momento certo para lançar o filme, porque as pessoas estão atrás de conteúdo e o confinamento da quarentena simboliza a premissa do filme que é uma trupe confinada dentro do ônibus falando sobre utopias”.

Georgette Fadel

Com extensa carreira no teatro e possível candidata à presidência em 2022, Georgette Fadel, também conversou com o Portal Exibidor. A atriz falou sobre sua parceria de longa data com Caco. “Tudo que eu faço com ele é uma aventura, estamos desenvolvendo outro filme que deve ser preparado na quarentena. Gostamos de nos lançar de peito aberto ao fracasso, a vida é isso, não sabemos o que vai ser, não podemos controlar tudo. A gente não achava que ia encontrar com o Mujica no Réveillon, foi um golpe do acaso ele ter passado com o fusquinha dele por onde nós estávamos”.

Com toda a temática política do filme, e a atual crise pela qual o setor cultural enfrenta, o assunto da entrevista não pôde deixar de abordar quais seriam as propostas para a cultura caso Georgette se candidatasse. “Justamente no filme eu lancei minha candidatura, porque espero que os sonhadores, os artistas, possam ser os que apontam o caminho da sociedade, para que acreditemos que o ser humano não seja algo que tenha que dormir, comer e trabalhar. Que o ser humano possa finalmente assumir sua condição de construtor de um futuro mais interessante, fraterno e coletivo. Eu acredito muito na função da cultura como as instâncias sonhadoras do futuro. Cultura é tudo”.

Partida foi produzido pela Cisma Produções com coprodução da Zumbi Post em parceria com o Canal Brasil.

Compartilhe:

  • 0 medalha