Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Entrevista

23 Junho 2020 | Fernanda Mendes

"O futuro ainda é uma incógnita", lamenta exibidor gaúcho

Guion Center Cinemas passa por dificuldades durante a quarentena

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Prestes a completar 25 anos de existência – agora em 25 de julho – o Guion Center Cinemas, de Porto Alegre, passa por duras dificuldades por conta da suspensão das atividades em decorrência da quarentena.

Publicidade fechar X

Localizado em uma pequena galeria no centro da capital gaúcha, o cinema está com infiltrações e vem sofrendo deteriorações com o tempo. Mas, segundo o proprietário do Guion, Carlos Schmidt, que concedeu entrevista exclusiva ao Portal Exibidor, optaram por não reformar o espaço neste momento de incertezas. Além disso, o aluguel do imóvel será discutido mês a mês com os proprietários, e, por hora, todos os funcionários foram demitidos.

“Para mim o futuro ainda é uma incógnita, eu temo que após a pandemia, as pessoas queiram ficar mais em casa do que ter vontade de sair, mudou muita coisa”, lamenta o exibidor. Mas o público do cinema mostra o contrário. Afinal, foram inúmeros pedidos para que Schmidt lançasse uma “vaquinha virtual” para que os espectadores possam colaborar financeiramente. Em breve, o crowfunding será anunciado.

Além disso, no começo deste ano, o cinema vinha recebendo o dobro de público que costumava receber. “Eu estava bem entusiasmado”. O aumento na venda de ingressos vem desde o ano passado, quando o Guion registrou crescimento de 20% de público. Schmidt atribui esse sucesso ao movimento contrário: das pessoas migrando dos cinemas de shopping para o Guion. “Nosso cinema é muito diferente”.

Dentro do espaço há café, loja de livros e CD, loja de obras de arte, além de uma programação de filmes voltada à obras conceituadas. O maior sucesso do Guion foi O Carteiro e O Poeta, longa italiano de 1994 que em Porto Alegre ficou em cartaz apenas no cinema de Schmidt.

Para ajudar o espaço a se reerguer, além do crowfunding, o proprietário também pretende entrar no programa de auxílio da Ancine para pequenos e médios exibidores, anunciado no começo da quarentena. Schmidt espera reabrir o Guion e retomar a curva ascendente de público, mas também fica preocupado com as distribuidoras. “As distribuidoras pequenas com as quais trabalhamos, devem estar com dificuldades, não consigo vislumbrar o que elas estão passando”.

Abaixo confira algumas fotos do espaço.

Clique abaixo para ver ampliado:

Compartilhe:

  • 0 medalha