Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Diversidade

09 Julho 2020 | Fernanda Mendes

Tide Borges é a primeira presidente mulher da Associação Brasileira de Cinematografia

Esta também é a primeira vez que uma profissional que não atua na direção de fotografia encabeça a diretoria da ABC

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A técnica de som, professora e pesquisadora, Tide Borges, se torna a primeira mulher a assumir a presidência da Associação Brasileira de Cinematografia. O anúncio feito nesta semana, também salienta que esta é a primeira vez na história da associação que uma profissional que não atua na direção de fotografia encabeça a diretoria da ABC.

Publicidade fechar X

No ano em que a associação completa 20 anos, a eleição para a diretoria que conduzirá os próximos dois anos – de julho de 2020 a junho de 2022 – contou com a participação de duas chapas, ambas com candidatas mulheres para o cargo de presidente e com o objetivo, entre outras propostas, de ampliar a pluralidade do órgão, tanto entre seus sócios e sócias quanto em sua atuação como associação. Este tema aparece como um dos mais importantes para a gestão da ABC dos próximos dois anos.

A Chapa ABC+ organizou suas propostas em três eixos centrais: unir, compartilhar e incluir. Unir mais os associados e associadas, descentralizando a atuação da ABC a partir da criação de grupos de trabalho locais e por atividade, que dialoguem para o desenvolvimento e produção de ações da associação.

Nesses 20 anos, a diretoria que toma posse hoje também é a mais equitativa em relação ao gênero e a que contém o maior número de representantes de diferentes áreas da cinematografia em seu conselho. Além da Tide na presidência, a diretoria é composta pelo diretor de fotografia Jacques Cheuiche, como vice-presidente, pela diretora de fotografia Fernanda Tanaka, como diretora secretária, e pelo diretor de arte Marcos Carvalheiro, como diretor tesoureiro.

Já o conselho é composto por Adriano Goldman, diretor de fotografia, Diana Vasconcellos, editora, Frederico Pinto, diretor de arte, Llano, diretor de fotografia, Marcelo Corpanni, diretor de fotografia, Maria Muricy, editora de som, Marghe Pennacchi, diretora de arte, Miriam Biderman, supervisora de som, Mustapha Barat, diretor de fotografia, Paulo M. de Andrade, colorista, Pedro von Krüger, diretor de fotografia e Silvia Gangemi, diretora de fotografia.

Compartilhe:

  • 0 medalha