Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Representatividade

16 Julho 2020 | Redação

Premiação focada em protagonismo feminino encerra inscrições em breve

Prêmio Cabíria terá versão virtual este ano

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

O Prêmio Cabíria encerra suas inscrições em 31 de julho. O quinto ano da iniciativa, destinada a celebrar e incentivar o protagonismo de mulheres no audiovisual, traz novidades como a criação da categoria “piloto de série documental”, além das já existentes: “longa de ficção”, “argumento infantojuvenil de longa de ficção” e “piloto de série de ficção”. Os roteiros e argumentos inscritos precisam ser de autoria feminina ou escritos em coautoria com roteiristas mulheres. Além disso, as narrativas devem contar com ao menos uma protagonista feminina. A temática é livre.



Outra novidade é a transformação da premiação da categoria “longa de ficção” em um laboratório que irá contemplar os cinco projetos finalistas. A primeira colocada também passará a integrar a rede de talentos do Projeto Paradiso, instituição que investe em formação profissional e geração de conhecimento.

Na categoria “argumento infantojuvenil de longa de ficção”, criada na edição passada, o laboratório de projetos será ampliado e contemplará quatro projetos – no ano anterior, foram apenas dois. Nas demais categorias, as finalistas receberão credenciais para participação em eventos relevantes do setor audiovisual, além de consultorias.

Numa postura afirmativa, cada categoria celebrará premiações para roteiristas negras e indígenas, o que não implica que mais profissionais negras e/ou indígenas não sejam contempladas, mas garante suas participações. Além disso, roteiristas mulheres PcD, negras, indígenas e pessoas trans poderão requisitar gratuidade nas inscrições, mediante formulário simplificado de autodeclaração. 

"É muito bom poder anunciar a realização da quinta edição do Cabíria - Prêmio de Roteiro. Ainda mais com seu alcance ampliado pela inclusão de mais uma categoria na premiação. Em um momento tão delicado como este que estamos vivendo, isso só é possível por conta de relevância do projeto e do apoio dos parceiros já confirmados”, comemora Marília Nogueira, idealizadora da premiação.

Além do Projeto Paradiso, o Prêmio Cabíria conta com o apoio do Vídeocamp, Série Lab, FRAPA (Festival do Roteiro Audiovisual de Porto Alegre) e ROTA (Festival do Roteiro Audiovisual).

As inscrições podem ser feitas por meio deste link. Este ano, o evento se prepara para uma edição digital, com data a confirmar no segundo semestre.

Compartilhe:

  • 0 medalha