Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Internacional

19 Agosto 2020 | Fernanda Mendes

Pesquisa revela percepção dos espectadores sobre janelas de exibição

Resultado mostra que consumidores não veem diferença entre janela de 17 dias e nenhuma janela

Compartilhe:

(Foto: iStock)

O debate em torno das janelas de exibição não é algo novo, mas se intensificou nesta quarentena, com majors colocando filmes direto em streaming e até um acordo firmado pela AMC Theatres e Universal Pictures para que os filmes da distribuidora entrem em plataformas digitais após 17 dias nos cinemas.

Publicidade fechar X

Mas como os espectadores se sentem em relação à essas mudanças? Em uma nova pesquisa realizada nos EUA, com mil entrevistados, realizada entre 3 e 10 de agosto, 12% das pessoas disseram que com certeza assistiriam a um filme primeiro no cinema se tivessem que esperar por 90 dias para assisti-lo em premium VOD (cerca de US$ 20 o aluguel do título). Outros 15% disseram que provavelmente assistiriam antes nos cinemas.

21% disseram que provavelmente esperariam para assistir em casa e 23% disseram que com certeza esperariam.

No caso da janela de 17 dias (como no acordo entre a AMC e Universal) a tolerância dos espectadores para esperar e assistir ao filme em casa aumenta, porque apenas 16% dos entrevistados responderam que neste intervalo de 17 dias com certeza ou provavelmente escolheriam ver o filme primeiro no cinema. 53% responderam que com certeza ou provavelmente assistiram ao título em casa.

Aliás, segundo análise da Variety, um fator interessante é que não há quase diferença para os espectadores entre a janela de 17 dias e nenhuma janela, com 15% dos entrevistados dizendo que provavelmente ou definitivamente escolheriam ver um filme nos cinemas, mesmo que pudessem assisti-lo imediatamente em casa.

A pesquisa também questionou os entrevistados sobre títulos específicos. Em relação à estreia de Tenet (Warner), 54% disseram que preferem ver o filme em um cinema, mas tudo bem em assistí-lo em casa. 30% responderam que não se importariam em assistir no cinema, mas querem ver agora em casa. 16% preferem assistí-lo no cinema.

Os resultados em relação aos outros títulos são muito similares (veja quadro abaixo).  No entanto, o novo longa com James Bond, 007 – Sem Tempo Para Morrer (Universal), e Top Gun: Maverick, da Paramount, foram os filmes em que mais entrevistados expressaram o desejo de assistir prioritariamente nos cinemas, com 18% e 19% dos respondentes, respectivamente.

Clique abaixo para ver ampliado:

Compartilhe:

  • 0 medalha