Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Retomada

26 Agosto 2020 | Fernanda Mendes

Secretaria de Cultura do Estado do RJ apoia o movimento #JuntosPeloCinema

Comitiva do Estado acompanhou sessão de cinema com novo protocolo para reabertura do setor no Rio

Compartilhe:

(Foto: Fred Pontes)

Na quarta-feira passada, o Governo do Rio de Janeiro autorizou a reabertura dos cinemas no Estado, desde que os complexos sigam um rigoroso protocolo de saúde confeccionado em parceria com o movimento #JuntosPeloCinema, com a Secretaria de Estado de Saúde, RioFilme, Sindicato dos Exibidores e aprovado pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19.



Nesta segunda-feira, dia 24, a Comitiva do Estado vistoriou os protocolos aprovados na prática, no complexo do Kinoplex na zona sul da capital fluminense.

Participaram da visita a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros, a secretária Extraordinária de Ações Integradas da Covid-19, Flávia Barbosa, o presidente do Sindicato dos Exibidores do Rio de Janeiro, Gilberto Leal, e a representante do movimento #JuntosPeloCinema e gerente de marketing do Kinoplex, Patrícia Cotta.

“Estamos acompanhando a retomada da economia em diversos setores e a cultura está preparada para sua reabertura, com responsabilidade, segurança e respeito às normas. O segmento também é muito importante para a economia, gerando empregos e receita para o estado. Com muito diálogo, estamos analisando a reabertura de todos os setores da cultura”, disse Danielle Barros.

O Estado do Rio possui 381 salas de cinema, divididas em 90 cinemas, com um setor que emprega mais de 5 mil pessoas.  Vale ressaltar que o decreto publicado na última semana tem caráter de recomendação e são instrumentos autorizativos para que as prefeituras dos 92 municípios do estado possam também autorizar as atividades econômicas determinadas.

A Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro ainda não anunciou uma data definida para a reabertura dos cinemas na capital.

“Nós fiscalizamos os protocolos sanitários e de vigilância sanitária adotados que estavam no papel, fruto de reuniões e construídos de forma coletiva, pensando em cada etapa e agora sendo colocados na prática. Todas as considerações feitas, pensando no cuidado do retorno do cinema de forma segura, com rígidos protocolos adotados”, afirma Flavia Barbosa.

Entre as normas do protocolo, estão: capacidade máxima de 40% das salas, medição de temperatura, uso obrigatório de máscara, higienização constante, além do distanciamento social.

Clique abaixo para ver ampliado:

Compartilhe:

  • 1 medalha