Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Política Pública

10 Setembro 2020 | Fernanda Mendes

Ancine e BRDE anunciam chamada pública do PEAPE

Exibidores comemoram a agilidade para o auxílio não reembolsável

Compartilhe:

(Foto: iStock)

Hoje (10), a Ancine e o Banco Regional De Desenvolvimento Do Extremo Sul (BRDE) divulgaram o resultado final da Chamada Pública para o PEAPE (Programa Especial De Apoio Ao Pequeno Exibidor), que tem por objetivo a concessão de apoio financeiro às empresas exibidoras brasileiras no intuito de mitigar os efeitos e impactos da pandemia de Covid-19.



O montante de R$ 8,5 milhões, que será distribuído a mais de 100 exibidores, totalizando 260 complexos, provém do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e não terá que ser reembolsado aos cofres públicos. Os recursos são destinados a exibidores que administram complexos com até 30 salas a pagarem funcionários, serviços terceirizados e fornecedores de equipamentos, além de outras despesas.

A lista, que pode ser acessada neste link, detalha os valores que serão destinados a cada complexo.

Em declaração ao Portal Exibidor, Gilberto Leal, presidente do Sindicato dos Exibidores do Estado do Rio de Janeiro e exibidor do Cinemaxx, que teve três de seus complexos contemplados no programa, elogiou o rápido processo entre o anúncio do auxílio, as inscrições e a chamada pública. “Essa é uma das grandes notícias do dia para todos nós exibidores. Só temos a agradecer a Ancine, ao presidente Alex Braga e a ao Selmo [Kaufmann, da área de Coordenação de Infraestrutura e Projetos Especiais] por terem trabalhado tão arduamente e terem conseguido em tempo recorde liberar para os exibidores esse valor. No PAR (Prêmio Adicional de Renda) levávamos meses para conseguir, mas o PEAPE foi muito rápido”.

Aliás, Jean Thomas Bernardini, diretor do Reserva Cultural, que teve seus dois complexos (RJ e SP) contemplados no programa, também ressaltou a melhora na distribuição do auxílio. “Quero parabenizar a Ancine que, não só vai liberar uma verba para ajudar os cinemas, como também vai resolver um problema que existia, porque o PAR limitava o auxílio à cinemas de arte com duas salas só, então corrigiram essa questão”.  

Carla Guezi, proprietária do Cine Sul em Lençóis Paulista (SP), reabriu seu complexo na última segunda-feira, dia 7, e agora comemora o auxílio do PEAPE. “Eis que surge uma luz com um pouco de esperança depois de longos 6 meses! Gratidão a Ancine pelo apoio e por estarem juntos nessa luta”.

Já para Adailton Medeiros, proprietário do Ponto Cine, cinema de rua na Zona Norte do Rio de Janeiro, o valor do auxílio não será o suficiente para cobrir seus gastos nos mais de seis meses fechado. “É preciso entender que mesmo fechado os custos continuam (aluguel, condomínio, luz, internet, contador e colaboradores - diga-se, nenhum demitido). Com certeza não será o PEAPE com esse ínfimo valor que salvará o Ponto Cine. Esse é o sentimento e o lamento de toda uma geração cinematográfica formada ali, na casa do cinema brasileiro”.

Compartilhe:

  • 0 medalha