Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

17 Novembro 2020 | Renata Vomero

Começa amanhã festival voltado à representatividade feminina e diversidade

Cabíria Festival será online e gratuito

Compartilhe:

Cena do filme "Transamazonia", de Débora Mcdowell (Foto: Divulgação)

Acontecerá entre os dias 18 e 29 de novembro o Cabíria Festival – Mulheres e Audiovisual, dedicado à produção realizada por mulheres e pessoas de identidades de gênero diversas para promover maior representatividade e diversidade nas telas e atrás das câmeras. Em sua segunda edição, o evento será totalmente online e gratuito.



O evento terá programação composta de 35 filmes e 22 microfilmes em exibição, além de debates, oficinas, masterclasses e painéis. O objetivo do festival é de promover um encontro entre audiência, cadeia produtiva e cineastas do Brasil e dos países convidados – Alemanha, Argentina, Canadá, Costa Rica e França.

Esta edição terá a temática de “Imaginários possíveis, rupturas em processo”, então, contará com curadoria focada em ampliar as vozes e estimular o rompimento com ciclos históricos de violência e silenciamento de grupos com pouca representatividade no setor. Desta forma, a cineasta homenageada será Patrícia Ferreira Pará Yxapy, indígena da etnia Mbyá-Guarani, com uma mostra de 11 filmes.

“No contexto do audiovisual, a iniciativa soma à luta para que mulheres tenham vez e voz ao contar suas vivências, seja escrevendo roteiros, dirigindo projetos ou atuando em personagens de destaque”, afirma Marília Nogueira, da Ipê Rosa Produções, realizadora do projeto, ao lado de Vânia Matos, da Laranjeira Filmes.

O Festival será exibido nas plataformas VideoCamp e Cardume. Toda a programação pode ser conferida no site.

Compartilhe:

  • 0 medalha