Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Diversidade

19 Novembro 2020 | Renata Vomero

Documentário brasileiro retrata primeira transexual das Forças Armadas

“Maria Luiza” estreia hoje (19) nos cinemas

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Depois de passar pelo circuito de festivais, estreia hoje nos cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Manaus, o documentário Maria Luiza, de Marcelo Díaz. O filme retrata a história de Maria Luiza da Silva, que foi cabo das Forças Armadas Brasileiras durante 22 anos e foi aposentada por invalidez, após assumir ser transexual.



Nascida em Goiás, Maria Luiza entrou para a FAB aos 18 anos. Após muitas passagens por médicos e psicólogos da Aeronáutica, em 1998 recebeu o diagnóstico de transexual e em 2000 o comando decidiu que ela deveria se aposentar com a metade do soldo que recebia na época.

“Fiquei extremamente impactado pela história que ela me contou, desde sua vida pregressa em Ceres, interior de Goiás, seu sonho em trabalhar com aviação na FAB, até sua luta por continuar na Aeronáutica, como mulher trans, passando pelos bastidores da vida militar, o casamento, a filha e o processo de mudança de gênero”, explica o diretor Díaz, o qual relata que levou dois anos para realizar as filmagens do documentário.

A partir de sua aposentadoria, em 2005, ela fez a cirurgia de transgenitalização e em 2007 corrigiu gênero e nome nos documentos civis. Apenas um ano depois foi emitida sua nova identidade militar como Cabo Maria Luiza, fato sem precedentes no país. No entanto, ela nunca conseguiu realizar seu sonho de vestir a farda feminina, em exercício de seu trabalho.

“Um grande sonho de Maria Luiza era vestir a farda feminina e eu queria muito registrar isso de alguma forma. Mas a realidade às vezes é mais dura. Maria Luiza não pode voltar à ativa e usar a farda feminina”, complementou o diretor.

O documentário deve ter estreia digital em dezembro nas cidades onde não será exibido nos cinemas. O filme foi realizado com recursos do FAC (Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal) e será distribuído no Brasil pela Olhar Distribuidora, contando com consultoria jurídica da CQS.

Compartilhe:

  • 0 medalha