Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Homenagem

19 Novembro 2020 | Renata Vomero

"Fiz este filme para ser visto no cinema", diz Bárbara Paz sobre "Babenco"

Documentário foi selecionado para representar o Brasil no Oscar

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira (18), o Comitê de Seleção da Academia Brasileira de Cinema anunciou o filme selecionado para representar o Brasil no Oscar. O escolhido foi Babenco - Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou, dirigido por Bárbara Paz, uma marca inédita para o gênero de documentário, pela primeira vez sendo escolhido para disputar pelo Brasil uma vaga entre os finalistas a Melhor Filme Internacional.

Publicidade fechar X

“É uma honra muito grande, estou muito emocionada desde ontem quando saiu o anúncio. Me sinto devolvendo o Hector ao lugar dele, à Academia. O mundo precisa ver esta história. Acho que ele está sorrindo neste momento”, comentou Bárbara Paz em entrevista via Zoom ao Portal Exibidor. Em breve, o vídeo na íntegra estará disponível no YouTube.

O longa conta a história de Hector Babenco frente a sua luta contra o câncer, tudo isso sob o olhar carinhoso de Bárbara, viúva dele, que fez questão de prestar esta homenagem por meio dos filmes do diretor, traçando um paralelo entre sua obra e sua vida. Babenco faleceu em julho de 2016.

O cineasta argentino, naturalizado brasileiro, já levou o Brasil ao Oscar por O Beijo da Mulher-Aranha (1984), em que foi indicado como Melhor Diretor. Além disso, ele era membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Babenco - Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou chega aos cinemas do Brasil no dia 26 de novembro. O documentário é uma produção HB Filmes e produzido por Bárbara Paz. A coprodução é da Gullane, Ava Filmes, Lusco Fusco, Globo Filmes, GloboNews e Canal Brasil. No Brasil a distribuição é da Imovision

“Eu fiz este filme para ser visto na tela grande, pensei em tudo, fotografia, estética, para isso. Pensar que as pessoas vão se interessar em ver e ainda mais sendo um documentário, que costuma ter um público mais limitado, me deixa muito contente”, celebrou a cineasta.

A estreia de Barbara Paz na direção de um longa foi premiada no Festival de Veneza de 2019 como melhor documentário da mostra Venice Classics e prêmio Bisato D’Oro 2019 (Prêmio Paralelo ao 76º Festival Internacional de Cinema de Veneza dado pela crítica Independente) e tem sido muito bem recebida nos festivais por onde passa no mundo todo. No início do ano o filme conquistou o prêmio de Melhor Documentário no Festival internacional de Cinema de Mumbai, na Índia.

Na corrida para o Oscar, o documentário sobre Babenco foi escolhido entre outros grandes concorrentes, como Marighella, A Febre, Pureza, A Divisão, M8, entre muitos outros. No dia 9 de fevereiro, será feito o anúncio dos títulos pré-selecionados ao prêmio de Melhor Filme Internacional e os indicados serão anunciados no dia 15 de março. Por conta da pandemia do Coronavírus, o Oscar 2021 foi reagendado para acontecer em 25 de abril.

Em 2020, o documentário Democracia em Vertigem, de Petra Costa, foi indicado ao Oscar, mas estava como um dos representantes da Netflix na premiação. Nossa última indicação no maior prêmio de cinema do mundo foi em 1998, por Central do Brasil.

Compartilhe:

  • 0 medalha