25 Novembro 2020 | Fernanda Mendes
Diretor de "Vingadores: Ultimato" fala sobre lançar filmes em streaming
"Eu acho que há certas histórias que se encaixam melhor em distribuição digital do que nos cinemas", conta Joe Russo
Dono da maior bilheteria da história do cinema, Joe Russo, codiretor de Vingadores: Ultimato (Disney), falou sobre o movimento forte da ida de cineastas para as plataformas de streaming.
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Em entrevista ao Comic Book, Russo ressaltou o aceleramento de mudanças que a pandemia de Covid-19 está proporcionando ao mundo, principalmente na área de tecnologia e entretenimento. “Eu acho que há certas histórias que se encaixam melhor em distribuição digital do que nos cinemas, e acredito que cada vez mais está evidente que tipo de histórias são essas”.
Ao que tudo indica, essas narrativas, para o cineasta, são as que fogem do formato de grandes blockbusters. “Há um público mais amplo que você pode alcançar [no streaming] e não há métricas da bilheteria do fim de semana de estreia pelas quais os filmes são definidos inapropriadamente, porque nem todo filme é pensado em estourar já no fim de semana de estreia. E se isso vai ferir a história ou o jeito em que a imprensa e o público perceberão o filme, então talvez não seja o melhor jeito de se lançar um filme”.
Bom, este, definitivamente, não foi o caso de Vingadores: Ultimato. O longa alcançou US$ 2,7 bilhões em bilheteria no mundo todo, sendo que sua abertura somente nos EUA registrou US$ 357 milhões, ficando em cartaz nos cinemas do país por 35 semanas.
Aliás, falando em filmes grandiosos, a estreia de Mulher-Maravilha 1984 (Warner) também foi abordada durante a entrevista. A sequência do longa que registrou US$ 821 milhões em bilheteria mundial, em 2017, estreará no Natal nos EUA tanto nos cinemas como na plataforma HBO Max. Para o diretor, este formato de lançamento é uma tendência. “Acho que [Mulher-Maravilha 1984] é apenas uma amostra de como será o futuro. Acredito que ambos os formatos podem alimentar um ao outro. Aqueles que querem a experiência no cinema podem consegui-la e aqueles que, por outras razões, econômicas ou de saúde ou quaisquer que sejam, têm a oportunidade de ver em sua própria casa”.
Joe Russo ainda ressaltou outra vantagem das plataformas digitais: a acessibilidade de conteúdo. “Acredito que o meio digital tem a vantagem de alcançar regiões internacionais, além da vantagem de custo. As pessoas podem compartilhar suas contas, elas conseguem assistir a 10 filmes por mês pelo preço de um. Sabemos que nem todo mundo pode se dar ao luxo de ir ao cinema”.
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